Vocês sabem que arquitetura é nossa primeira paixão né? Então deem uma olhada no post arquitetônico baphônico de hoje! Uma padaria, chamada Padarie, em Porto Alegre, mais do que charmosa, maravilhosa, do jeitinho que a gente gosta!

O projeto é do escritório CRIO arquiteturas, e segundo os arquitetos o projeto foi baseado em três linhas principais: ordem, zoneamento e fluxos inteligentes. No prédio já existia uma escada, que foi relocada para tornar a circulação mais eficiente, todas as áreas de serviço são conectadas, fator super importante para um projeto comercial!

Na fachada os arquitetos utilizaram uma espécie de “máscara” para recobrir a fachada antiga, provendo assim mais privacidade ao depósito e ao escritório administrativo, mas sem bloquear a iluminação natural. Esta fachada é composta por brises metálicos coloridos, além disso, um pergolado de madeira complementa a fachada, limitando a área externa do projeto.

O primeiro piso é a área voltada aos clientes e ambientes de apoio a padaria, onde ficam a sala de chás, loja, caixa, um pequeno jardim, uma pequena cozinha e os armários e banheiros dos funcionários. No andar superior é fica a sala de administração, depósito, a padaria (onde são feitos os pãezinhos e delícias), a patisserie e a câmara fria.  As cadeiras e mesas que atendem aos clientes foram pintadas de cores diferentes, em tons pastel. O design do projeto é bem clean, mas cheio de detalhes inspiradores, como as paredes de tijolinhos a vista, que dão um charme extra a qualquer ambiente, e os pilares revestidos com pinus.

Muito lindo não? Se já é gostoso ir a uma padaria comer delícias, imagina em uma bonita assim? Queremos muito conhecer!!

padarie-01 padarie-02 padarie-03 padarie-04 padarie-05Imagens: via archdaily