Engana-se quem acha que uma quitinete é um lugar desfavorecido dos apartamentos padrões. Viver em um apartamento como esse é provar para si mesmo que não é necessária uma área enorme para morar bem. As quitinetes são residências pequenas que variam entre 20m² a 40m², formadas normalmente por sala e quarto conjugado, um banheiro e uma cozinha (normalmente com bancada americana para aproveitar o espaço). São mais usadas por casais ou pessoas que moram sozinhas em grandes metrópoles.

Apesar do espaço reduzido, existem muitas técnicas capazes de otimizar o espaço e de quebra, tornar o ambiente ainda mais moderno. O que vale nessa hora mesmo é soltar a criatividade e decorá-lo para que fique com a sua cara e mais espaçoso.

Como essas residências são menores e pouco conhecidas, muitos estudantes e trabalhadores as alugam pelo período do estágio ou faculdade, e também por serem pequenas, os valores são mais acessíveis dos apartamentos padrões. Em muitos casos, o espaço é alugado, e as pessoas não sabem como deixar com a sua cara, dar o seu toque sem gastar muito e sem ter muito trabalho.

Ultimamente, as tintas pretas estão super em alta, que formam um quadro negro nas paredes, mas poucos conhecem a nova forma de fazer o seu onde quiser. Hoje existem papéis de parede que substituem as tintas, sai por um preço mais acessível e você aplica onde quiser, como por exemplo, na porta de entrada, como vimos na imagem abaixo. As luminárias em cima do sofá dão um ar mais moderno para a casa, com um pouco da decoração industrial que está sendo muito usado também. A diversidade de cadeiras serve justamente para tirar a monotonia dos conjuntos e proporcionar um toque de sofisticação, mais jovem e divertido para o ambiente, junto com a cadeira colorida que da um destaque na hora da foto.

*Fotos: Divulgação

Um cômodo pode se tornar vários, tente imaginar onde será o lugar de cada coisa. Concentre os objetos relacionados em um só canto. Pintar as paredes ajuda a delimitar melhor a divisão dos espaços. Outra dica é colocar espelhos no local, o que dá a sensação de ampliação e luminosidade do ambiente.

Depois dessas dicas o próximo passo é escolher o que mais se adequa com o seu estilo de vida e decorar sem medo de ser feliz.


* Post produzido por Flávia Bertelli, estudante de Arquitetura e Urbanismo.