Sala moderna e colorida Café em clima de páscoa Antes x depois: clínica odontológica colorida
19/04/2017
AccorHotels celebra o Dia da Terra!

No dia Internacional da Terra, 22 de abril, os colaboradores da AccorHotels, nos 95 países onde a empresa atua, celebram o Planet 21 Day, um momento para discutir e promover atividades relacionadas ao programa global de sustentabilidade da empresa, também conhecido por Planet 21. “É um momento de conscientizar e celebrar as ações que estamos desenvolvendo para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Este ano vamos evidenciar a importância da alimentação balanceada para uma vida mais saudável”, explica Antonietta Varlese, VP de Responsabilidade Social da AccorHotels América do Sul. Na Sede da empresa, em São Paulo, tiveram diversas oficinas abertas aos colaboradores como alimentos sazonais e produção local, cosméticos naturais e como montar terrários.

Nós fomos convidadas pela Accor pra participar de uma oficina em comemoração do Planet 21 Day na sede da empresa, em SP: uma oficina de terrários! Quem acompanhou pelo instagram?

A sustentabilidade na AccorHotels também vai além das ações de reciclagem, economia de água e fontes alternativas de energia nos hotéis da rede. Um exemplo é auxiliar de cozinha do ibis Copacabana Posto 2, no Rio de Janeiro, Vicente Nunes. Ele é estudante de Gastronomia no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), e no ano passado, em paralelo às aulas da faculdade, fez um curso sobre sustentabilidade de alimentos com ênfase em como aproveitá-los integralmente. “Hoje em dia, não existe nenhuma casca ou caroço que não podemos comer e, muitas vezes, esta parte tem ainda mais propriedades nutritivas que a própria fruta”, afirma o jovem de 26 anos. A casca da laranja, por exemplo, tem mais vitamina que a laranja, e a casca da banana, mais potássio do que a fruta.

Os conhecimentos que Vicente adquiriu no curso lhe deram confiança para aceitar o desafio proposto por seus gestores de estimular os colaboradores do hotel a consumir as frutas disponíveis a eles. “Começamos a trabalhar com frutas de época, reforçamos os benefícios de cada uma delas e, de repente, comecei a dar pequenas palestras sobre como aproveitar melhor os alimentos”, lembra Vinícius. Nos encontros – que têm de 10 a 12 colaboradores do hotel – ele leva um prato feito por ele, todos comem e, em seguida, a receita é compartilhada. “Levei uma torta integral feita à base de arroz amanhecido e talos de legumes que seriam jogados no lixo”, conta. Mas, o grande sucesso do auxiliar de cozinha foi o hambúrguer de banana. Ele, que nunca revela quais os ingredientes usou antes da degustação, garante que ninguém sentiu o sabor da casca da banana usada no lugar da carne bovina. “Higienizei e descasquei a casca, coloquei no processador com bastante tempero e ela virou uma massa. Montei os hambúrgueres, pus na chapa e servi com pão, alface e tomate”, lembra com orgulho.

No Novotel Jaraguá, em São Paulo, foi instalada uma Kombi que vende produtos orgânicos. “Fizemos uma parceria com a komborgânica, e agora podemos oferecer, tanto aos hóspedes quanto ao público do entorno, alimentos mais saudáveis”, conta Ewerton Camarano, Gerente Geral do hotel, que fica no centro da capital paulista. O Novotel Jaraguá é um exemplo de práticas sustentáveis: há nove meses, implementou uma horta urbana em seu prédio, que fornece temperos naturais a vários dos pratos de seu restaurante.


Texto: Divulgação / Fotos: Edu Leporo e CDA

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestGoogle+

0





© Casa das Amigas 2013, Todos os direitos reservados.
Design por Jessica Chan | Programação por Sara Silva