A bicicleta é um meio de transporte econômico, prático e ecológico. Está cada vez mais se popularizando com o aumento das ciclovias. No entanto, para aqueles que vivem em apartamentos, dividem a moradia com colegas ou dispõe de um espaço limitado dentro de casa, elas podem se tornar um desafio na hora de guardar. Vamos conferir como ter uma bicicleta em apartamento?

Nem todo mundo tem acesso a uma garagem ou quintal para deixar a bicicleta. Então é possível que o dono seja obrigado a lidar com algumas situações desagradáveis ao trazer sua companheira de duas rodas para dentro de casa. Como tirar mancha de graxa das paredes, limpar o rastro de terra que ela deixou no piso… E, principalmente, enfrentar o dilema de onde estacionar um objeto desse tamanho!

Por mais que pareça impossível encontrar um canto disponível para guardar a bicicleta em um apartamento pequeno, para tudo se encontra uma solução! Basta usar a criatividade e contar com a ajuda de alguns equipamentos. Por isso, confira a seguir algumas alternativas de como guardar a bike em apartamentos pequenos. Seja para otimizar o espaço ou ainda dar um toque estiloso ao ambiente!

Como guardar bicicleta no apartamento

Para aqueles que dispõe de uma sacada, esse pode ser o espaço ideal para deixar a magrela. Claro, se tomadas as devidas precauções referentes às condições atmosféricas. Então é fundamental cobri-la com uma capa para evitar que tome chuva ou muito sol. E dessa forma, acabe enferrujando ou perdendo a sua cor original.

Já se a única opção for mantê-la no interior do apartamento… Tente encontrar algum cantinho ou vão não utilizado dentro dos ambientes. Pode ser atrás da mesa, debaixo da cama, ou encostada a uma parede ou estante…  O que inclusive pode dar um toque especial e diferente a um móvel ou local meio sem graça. Claro, desde que não obstrua nenhuma passagem.

Aliás, usar a bicicleta como item de decoração é uma ideia excelente! Seja para economizar espaço e, ao mesmo, tempo acrescentar valor ao design de sua casa. Um suporte legal é o de formato retangular. Assim, seguindo o desenho vazado do meio da bicicleta, garante sua sustentação e ainda pode combinar com o restante dos seus móveis!

Como pendurar bicicleta em apartamento

Para aqueles que estão se perguntando como pendurar bicicleta em apartamento de forma segura, há diversas opções para sustentá-la na parede… Tem algumas formas específicas para isso, como outras que podem ser criadas e adaptadas por você mesmo.

Só é preciso tomar o cuidado das rodas não encostarem na parede. Assim, para evitar problemas como tirar mancha de graxa ou marcas de pneus da parede posteriormente. Ou ainda, ter o perigo da parte de alumínio tirar a tinta dos móveis ou arranhá-los se ficar frouxa e houver espaço para atritos.

É possível encontrar na internet suportes feitos especialmente para este fim, que podem ser presos à parede para que se acomode a bicicleta ali. Há diversos formatos e estilos. Seja a opção presa à parede ou uma que vá do chão ao meio dela ou até o teto, certamente é possível valorizar e dar um toque divertido ao ambiente com esses itens.

Além disso, pode-se comprar, mandar fazer ou reformar alguma estante ou rack com um espaço no meio que caiba exatamente a bicicleta encaixada, ou em cima. Nesse caso apenas tenha o cuidado de instalar algum tipo de trava para ela não ficar completamente solta e, assim, evitar acidentes.

Outra opção é prender a bike na vertical! Seja em algum canto da parede ou atrás de uma coluna. Também será necessário adquirir suportes. Ou ainda fazer a aplicação de dois cilindros grandes o bastante para aguentarem o peso e não apresentarem risco da bicicleta tombar para frente.

E aí, gostou das nossas dicas de como guardar bicicleta em apartamento? Então deixe o seu comentário ou compartilhe estas ideias com seus amigos nos botões abaixo.

Fotos:  Pixabay, Design Milk, Beck Gusler, Wicker Paradise e Michael Coghlan.

*Este post foi feito em parceria com OMO | Não é publi!