Uma casa com crianças precisa de atenção redobrada, tudo para que os pequenos fiquem em segurança e possam se divertir sem maiores preocupações. Por isso trouxemos algumas dicas de decoração com o que deve ser levado em conta ao escolher o mobiliário dos lugares da casa onde a criança passa a maior parte do tempo. Confira!

  • Na sala

Esqueça aquele sofá branquinho e dê espaço para uma decoração um pouco mais escura, caso você não esteja pensando (ainda) em trocar de sofá, pode investir em capas protetoras. Existem algumas bem resistentes e que fazem muito bem o serviço de proteger seu sofá e amenizar sua preocupação sobre como tirar mancha de chiclete ou rabiscos de caneta depois.

Dê preferência para as mesinhas de centro mais resistentes e nem pense em vidro, pois as crianças podem subir em cima! Prefira uma superfície mais resistente, como um modelo revestido em aço ou de madeira. Ainda para a segurança de seu filho, tampe todas as tomadas com protetores específicos para tanto. Você pode encontrar alguns modelos bem diferentes, estilosos e divertidos, como os que imitam uma casinha de ratinho, um curativo…

Os vasos podem ser descartados da decoração, pois são uma ameaça constante para os pequenos. Evite também objetos pendurados como quadros emoldurados e lustres – inclusive abajures – para evitar que eles se pendurem. Mas também não precisa deixar sua parede pelada, uma alternativa muito prática são as fitas colantes que substituem perfeitamente os pregos mantendo os quadros colados na parede.

Foto: Donnie Ray Jones/Flickr

O piso que mais se adequa a uma casa com crianças são os de madeira, por serem extremamente fáceis de limpar, basta um paninho com um produto de limpeza que tudo estará pronto para a próxima bagunça! Porém esta pode não ser a melhor opção para as crianças menores, que costumam cair constantemente quando estão aprendendo a dar seus primeiros passos.

Uma alternativa seria os carpetes modulares, já que são resistentes e tem um preço razoável. Assim, se o pequeno derrubar uma garrafinha de suco não será preciso se preocupar com manchas no carpete, basta trocar o pedaço afetado apenas.

  • No quarto

Os quartos de crianças costuma ficar entulhados de brinquedos, e as paredes também são vítimas da criatividade aflorada de quem está descobrindo o mundo. Um ponto importante é sempre separar um espaço exclusivo para os brinquedos, para quartos maiores você pode preparar uma área em um cantinho e até colocar um cercadinho onde as crianças deverão manter todos dentro.

Como dito acima, elas adoram rabiscar e desenhar, e isso não deve ser reprimido, pois é fundamental para seu desenvolvimento. Uma ideia para salvar as paredes e móveis – e o trabalho de se preocupar em como tirar a marca dos riscos depois – é investir em uma lousinha. Ela pode ser posicionada em um canto do cômodo reservado especialmente para o pequeno fazer sua arte.

Foto: Amy Gizienski/Flickr

Outra ideia legal são os painéis magnéticos, que podem ser pregados à parede e usados para dar asas à imaginação dos pequenos. Basta adquirir peças com imãs ou até fazer isso você mesmo, colando imãs em bloquinhos de madeira, moldes de plásticos, desenhos recortados em cartolina dentre outras várias opções, que contribuem para a personalidade do ambiente.

No quesito piso, como a criança passará uma boa parte do dia em seu quartinho, que tal cobrir uma área do chão com um tapete emborrachado? É muito fácil encontrar esses tapetes de EVA em formato de quebra-cabeças e mega coloridos, com letras, desenhos e até revestidos em pelúcia. Eles ajudam a criar a atmosfera infantil do quarto, dando um toque especial enquanto colaboram para a segurança do seu filho.

Foto: Donnie Ray Jones/Flickr

Quanto aos móveis, dê preferência àqueles com cantos arredondados para evitar acidentes, e aos que possam servir para mais de uma utilidade. Um exemplo são os banquinhos que possuem um espaço interno como se fossem um baú, o qual pode ser usado para guardar brinquedos, roupa de cama, fraldas etc. Além de úteis e de colaborar para a organização, ainda podem servir como elemento de decoração, valorizando o ambiente.

*Este post foi feito em parceria com OMO | Não é publi!