A Oxford, maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa das Américas, anuncia os vencedores da 3ª edição do Prêmio Oxford de Design, onde convidou pessoas de todo o país a desenvolverem uma estampa de um aparelho de jantar.

Com o tema A Cultura Gastronômica ao Redor do Mundo, o concurso recebeu artes de todo o país entre 19 de setembro e 9 de outubro. Os 30 finalistas foram selecionados por votação do público e um time de jurados definiu os três melhores projetos. O júri foi formado pela dupla de designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, da Furf Design Studio; o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó; e a influencer Lucila Turqueto, do site Casa de Valentina.

A grande vencedora do concurso foi Juliana Lisboa Santana, com o projeto “Seja onde for, a comida nos une”. De Vitória, no ES, ela criou um conjunto inspirado nos grãos cultivados por diversas culturas ao redor do mundo.

“Na mesopotâmia veio o trigo, depois o arroz no Oriente e o milho nas Américas. Esses cereais constituíram a base alimentar de boa parte do planeta. O design da coleção homenageia essa história e lembra que, seja em qualquer cozinha no mundo, comer será um ato social de aquecer o coração”, afirma a criadora. Além de ganhar um prêmio de R$5.000,00, Juliana terá sua linha numerada e produzida para ser comercializada no e-commerce da Oxford.

Em segundo lugar, foi eleito o projeto “Gastronomie”, de Ana Carolina Carneiro Batista. O conjunto apresenta a gastronomia como um fluxo contínuo de troca de experiências e culturas. “A gastronomia é representada por uma linha reta que passa por todas as peças do jogo, partindo da Grécia Antiga – de onde surgiu sua definição, passando pela França – uma das escolas culinárias mais importantes do mundo, e, assim, se espalhando pelo mundo”, explica.

De Salvador, na Bahia, Mayane Carvalho conquistou o terceiro lugar com sua obra “Bocapiu”, nomeada em homenagem a um tipo de sacola artesanal de palha. “Encontrada em feiras, o Bocapiu permite acomodar tudo o que o freguês precisa, num único amparo. Ele entra vazio e sai abastecido de cores, aromas e texturas. As feiras, espaços universais que nutrem a produção gastronômica, ofereceram ao projeto essa atmosfera inspiradora”, conta. O design ainda teve referências a alimentos oriundos de feiras através da técnica manual do carimbo.

Sobre as edições anteriores 

A primeira edição do concurso nacional aconteceu em 2015. Para o júri contou participação de Adriana Barra, Ana Strumpf e Maurício Arruda. O ganhador foi Raphaell Valença, designer sergipano que inspirou sua produção na tradicional festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos, realizada anualmente no município histórico de Laranjeiras e que remonta ao período do Brasil Colônia. A festa representa a luta entre negros dos quilombos – os ‘Lambe-Sujos’ – contra os índios – os ‘Caboclinhos’ – mandados pelos brancos para destruir os quilombos.

Já a segunda edição, realizada em 2016, teve como jurados a designer gráfica Joana Lira, a estilista Isabella Giobbi e os designers Paulo e Carol da Fetiche Design e do canal Tente Isso em Casa. O projeto ganhador foi o “Manifesto Natural”, da designer catarinense Beatriz Coppola, inspirado em elementos do mármore, madeira, concreto e ouro.

www.premiooxforddedesign.com.br

Sobre a Oxford 

Fundada há mais de 60 anos em São Bento do Sul (SC), a Oxford Porcelanas S/A é a maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa da América Latina, desde 2010 fabricante do puro cristal feito à mão da marca Oxford Crystal e em 2015 entra no mercado de panelas com a marca Oxford Cookware. Atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Produz aparelhos de jantar, xícaras de chá/café, taças, copos, panelas e complementos através das marcas Oxford Porcelanas, Oxford Daily, Oxford Crystal, Oxford Cookware, Oxford Promocional e

Biona. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países. Sites: www.oxfordporcelanas.com.br

* Texto e imagens: Divulgação