Sempre falamos que plantas dentro de casa trazem vida, deixando o espaço mais alegre. Mesmo que sejam poucas, já que os apartamentos estão cada vez menores… Então hoje vamos provar que não precisa de muito espaço pra ter seu próprio jardim vertical! Ainda separamos 5 modelos lindos pra vocês se inspirarem e fazerem por aí também!

1. Parede inteira

Adoramos esse estilo de jardim vertical, pois muda completamente o ambiente, e pode, inclusive, ser uma parede pequena. O importante é se atentar na escolha das espécies. Se elas são adequadas para o local, se tem iluminação e ventilação ideais, e terem manutenção semelhante (por ex: não misturar plantas de sol pleno com plantas de sombra). Caso você não leve muito jeito, ou não tenha muito tempo pra fazer a manutenção, pode optar por plantas permanentes também.

Foto: Garimporio via Referans

2. Em nichos

Se você quer um painel verde diferente, delicado, e que também se destaque na sua decoração, aposte em nichos. Basta preencher alguns deles com plantas. Fica lindo, como se fosse uma escultura no seu ambiente!

Foto via Casa Cor

3. Caixotes/estante

O jardim vertical pode vir também de uma forma inusitada, servindo inclusive como estante e divisória de ambientes. Adoramos essa ideia de colocar as plantas dentro de caixotes de madeira. Inclusive pela praticidade para realizar a manutenção!

Foto: via REDECKER + SPERB Arquitetura

4. Jardim suspenso

Achamos super diferente essa ideia, usando cabos de aço. Que pode servir tanto para colocar plantas ou também criar um jardim vertical com hortinhas! Fica super prático para o dia a dia, além de ter sua própria horta em casa, sem ocupar muito espaço!

Projeto Marilia Pellegrini via Viva Decora

5. Painel ripado com cachepô

Essa ideia é super fácil de fazer em casa, pode ser um painel ripado, ou usando até mesmo um pallet. Depois só instalar os cachepôs ou vasinhos diretamente no painel, e pronto! Dessa forma, fizemos essa proposta nesse projeto pra usar com plantas ou horta na varanda do casal. Assim, quanto mais plantas, mais lindo seu jardim vertical!

Quem já ficou com vontade de ter um jardim vertical em casa? Nós adoramos! No entanto, por aqui acho que seriam de plantas permanentes. Isso porque nós duas não temos muito jeito com as plantas não hahaha