Com a mudança de tempo repentina, até no inverno precisamos pensar (e usar!) o nosso amado ar condicionado, concordam? Seja frio ou quente/frio, hoje ele se tornou um objeto necessário no nosso dia a dia, tanto em casa quanto no trabalho. E por isso, vamos dar dicas de como usá-lo no seu espaço de forma que a sua decoração continue em harmonia!

01_Estar+IMG_9159-2

Foto: Mariana Orsi | Fernanda Marques

1. Criando harmonia de cores: Devemos ter cuidado para que o aparelho não se torne o elemento principal da decoração, evitando o contraste das cores não damos grande destaque para ele. Por exemplo: Se sua parede é clara, opte pelo modelo branco tradicional; já se sua parede for cinza, preta, ou até mesmo de espelhos, prefira os prateados/espelhados, além de serem super charmosos, eles ainda “camuflam” nesses tons.

06_menina+IMG_9252-2

Foto: Mariana Orsi | Fernanda Marques

SK5A5111_b

Foto: Demian Golovaty | Fernanda Marques

2. Use a marcenaria a seu favor: Caso não queira que o ar condicionado apareça, é possível fazer um painel ou porta ripada, mas tome o máximo de cuidado para que o mesmo não obstrua a saída do ar (usando aproximadamente a proporção de 1cm de ripa para 2cm de vão livre).

apartamento-bianchi-lima-01

Foto: Mariana Orsi | Casa Vogue

apartamento_rj_atelie_de_arquitetura_02

Foto: Casa Vogue

3. Como parte da sua decoração: Caso não queira, ou não tenha como usar a marcenaria no local de instalação do ar condicionado, por que não usá-lo como parte de toda composição? É possível mantê-lo acima de um quadro ou até mesmo de um móvel! O modelo escolhido faz toda a diferença nesse momento, podendo ser um Split, ou então um modelo Cassete, que fica no forro do gesso, tornando seu aparelho quase imperceptível.

apartamento_rj_atelie_de_arquitetura_04

Foto: Casa Vogue

apartamento-paula-nader-03

Foto: MCA Estudio | Casa Vogue

4. Condensadora: Não podemos esquecer que a condensadora ocupa um espaço significante nas nossas casas. Quando não existe um local adequado para sua instalação, geralmente é colocada na varanda do apartamento. Então, pode-se criar um aparador ou um móvel ripado que o deixe mais “escondido” (novamente, é importante lembrar-se de deixar o espaço para o ar quente sair!).

SK5A0199_b

Foto: Demian Golovaty | Fernanda Marques

Gostou dessas dicas? Então clique aqui e baixe gratuitamente o guia completo do ar-condicionado. Com esse guia você tira todas suas dúvidas sobre esse equipamento e ainda aprende como escolher o modelo ideal para o seu ambiente!