Um dos momentos mais prazerosos para futuros papais é o de montar o quarto do bebê. Enquanto ele ou ela não chega, nada melhor que escolher a cor, móveis, e brinquedos para diminuir a ansiedade. Além dos milhares de opções de decoração e estilos, é essencial se preocupar com a segurança do cantinho do recém-nascido. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a montar algo voltado para a proteção do bebê, mas ao mesmo tempo aconchegante e agradável.

Começando o quebra-cabeça: disposição dos móveis

quartobebe-dicas01

Tabitha Blue|Flickr

O primeiro passo é pensar a distribuição dos móveis no ambiente. Evite colocar o berço ou qualquer peça “escalável” perto de janelas nem cortinas. Lembre-se: o intuito aqui é montar um quarto livre de acidentes e às vezes as coisas mais banais e aparentemente inofensivas podem se tornar elementos perigosos para os mais pequenos.

Organizando o ambiente

Além do berço, uma peça que não pode faltar é o trocador. Sempre os posicione distantes um do outro. Se não dispuser de muito espaço, mantenha um intervalo de 20 a 30 cm entre eles, para evitar que o bebê escale.

Mais uma dica importante é deixar tudo o que precisa na hora de trocar o bebê ao seu alcance, para não ter que se distanciar da criança no meio de uma troca. Uma sugestão é pendurar uma prateleira na parede sobre o trocador, mas cuidado, o que for usar deve ser de fácil acesso aos adultos apenas!

quartobebe-dicas02

Tabitha Blue|Flickr

Outra ideia é transformar a superfície da cômoda em trocador, assim poderá guardar pomadas, fraldas e roupinhas nas gavetas. Quando tiver o enxoval quase completo comece a organizar tudo no quartinho. Quando lavar as roupas do bebê, guarde-as em sacos plásticos ou em caixas organizadoras com tampas. Separe por tamanhos e tipos de peças e coloque etiquetas para facilitar a identificação. Para saber que cuidados deve ter quando lavar as roupas do bebê clique aqui.

Bonitinhos, mas problemáticos: o que evitar

Tente não usar tapetes, eles trazem dois problemas: qualquer desnível, por menor que seja, já é um degrau em que o bebê pode tropeçar e cair. E por mais que você mantenha a casa limpa, os tapetes acumulam sempre pó e ácaros, o que pode desencadear alergias respiratórias.

Outro elemento muito usado para embelezar o quarto são as almofadas de berço. Teoricamente lindas e aconchegantes, elas podem ser muito perigosas e até promover sufocação, além de também facilitarem a escalada para fora do berço.

No que apostar

Falando em itens de decoração bonitos e chamativos, os móbiles podem ser bem-vindos por promoverem um excelente estímulo, despertarem a imaginação e distrairem os bebês, mas a partir do momento que a criança já conseguir sentar, ela pode puxar o móbile e acabar se machucando. Para evitar acidentes desnecessários, suspenda-os a uma altura maior, para que a criança não consiga se dependurar.

Escolhendo o tema certo

quartobebe-dicas03

Jennifer S-K | Flickr

Um dos momentos mais divertidos é o de pensar em temas para o quartinho do bebê e, a partir disso, se basear para a escolha do esquema de cores, tecidos, papéis de parede, etc. Gaste um tempinho com essa decisão, pois muitos estudos indicam que as cores podem influenciar o humor, comportamento e até aprendizado e saúde da criança. Então, a decoração e pintura certas podem melhorar o sono e o desenvolvimento do recém-nascido.

Tente manter um balanço entre as cores quentes (como laranja, amarelo marrom, vermelho), que criam uma atmosfera mais confortável e frias (azul, verde, roxo), que promovem uma sensação calmante e ajudam a relaxar.

Você ainda poder usar o tema escolhido como inspiração para a decoração não só do quarto, mas do chá de bebê, convites e lembrancinhas de nascimento. Se está com a cabeça cheia de preocupações e precisa de ajuda com ideias, pode pedir uma papelaria de festa personalizada, que irá bolar um tema customizado para você.


*Este post foi feito em parceria com OMO | Não é publi!