Já faz algum tempo que o cimento deixou de ser um material exclusivo do universo da construção civil e ganhou espaço nas áreas de arquitetura e decoração, pela sua versatilidade e facilidade de manutenção.

A técnica de cimento queimado, por exemplo, permite mais liberdade na decoração e, dependendo da tonalidade e do contexto do projeto, pode conferir um ar urbano, moderno, rústico ou sóbrio no ambiente. Além da aplicação em ambientes externos e internos, o cimento pode ainda dar vida a objetos de decoração dos mais variados tipos e tamanhos.

Atenta a essa tendência, a Votorantim Cimentos reuniu três dicas de aplicação de cimento em ambientes e objetos para renovar sua casa ou escritório:

PISO
O cimento queimado pode ser uma alternativa mais prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais. A aplicação combina perfeitamente com pastilhas, cerâmica, ladrilhos hidráulicos, madeira, carpetes e outros materiais. Apesar de ser um piso durável, simples de limpar e resistente a impactos, é necessário considerar alguns cuidados para mantê-lo em bom estado e evitar o desgaste ao longo do tempo. Uma delas é o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água que diminuem a porosidade da superfície e evitam a absorção de fungos e de sujeira.

PAREDE
A aplicação do cimento queimado pode ser realizada em qualquer superfície, como as paredes. Assim como o piso, é preciso garantir que o local esteja bem limpo, homogêneo e sem trincas. Para dar um ar arrojado, também é possível aplicar o cimento colorido na parede, utilizando pó colorante na mistura com cimento e água.

OBJETOS
Para decorar o ambiente com um toque mais rustico, também é possível produzir objetos com cimento. As redes sociais disponibilizam inúmeros tutoriais para criar objetos variados como bancos, abajur ou bases para velas. No site Mapa da Obra, por exemplo, é possível encontrar um passo a passo de como fazer um vaso de cimento para decorar sua sala.

Foto e texto: Divulgação

Instagram ♥ Pinterest ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube ♥ Bloglovin ♥

Nosso escritório: CDA projetos ♥ Nossa lojinha:  Casa das Amigas {decoração & papelaria}