Projeto apresenta estilo tipicamente brasileiro com forte ligação ao verão e encantos naturais do país

Uma casa repleta de referências nacionais, que remete ao encanto paradisíaco, cores vibrantes e brisas refrescantes das praias brasileiras. A Casa da Praia Decortiles, ambiente fruto da parceria entre a designer Marina Linhares e a marca de revestimentos Decortiles, é uma curadoria do afeto. Com o intuito de trazer o que há de mais genuíno na arte de morar e receber, o projeto traz para a CASACOR SP 2017 estilos e design de várias épocas e regiões. A mostra acontece de 23 de maio a 23 de julho no Jockey Club São Paulo.

A trajetória do escritório Marina Linhares Interiores está diretamente ligada à história da CASACOR SP. Marinatem a mostra de arquitetura e decoração como um dos seus primeiros cenários para dar vida às suas ideias e construir sua identidade de criação. É por esse motivo que a designer encontrou na Casa da Praia o espaço ideal para traduzir o que é essencial no projeto de um lar. “Para este ano, me deu muita vontade de tratar de um tema que eu adoro, as casas de praia”, comenta Marina. Como ponto de partida, Marina elegeu o azul e o branco, tonalidades que apontam para o mar e o verão e que definem toda a paleta e a atmosfera do espaço.

A pureza dessas duas cores é explorada na composição dos revestimentos da Decortiles, com azulejos, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos em todo o projeto. As diferentes nuances das duas tonalidades também se encontram presentes em outros materiais, acabamentos, tecidos e objetos, permeados pelo tom natural da madeira, do junco e da palhinha. Privilegiando, sobretudo, espaços de acolhimento e muita personalidade, características sempre presentes no trabalho da profissional, o projeto traz o traço marcante da designer.  “Neste ambiente quis retratar o que sempre busquei em meu trabalho: uma atmosfera fresca, com uma seleção daquilo que faz sentido em um determinado espaço e sempre seguindo a intuição apurada nesses 20 anos”, explica.

O Caribe, assim como a arquitetura contemporânea e o estilo tipicamente brasileiro, serviu de norte na criação do ambiente. São diversas as fontes de inspiração de Marina, que consegue integrar, de uma maneira fluida e natural, diferentes estilos e épocas. “Junto com o clima caribenho, trouxe para a ambientação objetos e acessórios que fazem uma referência à cultura africana”, comenta. Esta influência é visitada em detalhes como os lambris brancos presentes na suíte, assim como também em móveis de junco inspirados nas peças usadas em colônias inglesas, desenhados com exclusividade pela marca Armando Cerello.

 

Dentre os revestimentos aplicados, o azulejo Blu Acqua, o porcelanato S.O.H.O e as pastilhas porcelânicas Sixties trouxeram um equilíbrio harmônico de composição no projeto, que contou também com a cerâmica Brise revestindo toda a fachada, além do azulejo Al Mare na piscina e o ladrilho hidráulico Calu Mar, este último assinado pela artista plástica Calu Fontes, com desenhos que fazem alusão a elementos do oceano. “Usamos e abusamos dos revestimentos da Decortiles, parceira neste projeto. Os matizes de azul puro, claro e turquesa, junto com o trabalho incrível de padrões e texturas, garantem a atmosfera tropical que eu desejava”, explica Marina, que utilizou os revestimentos Decortiles em vários pontos do espaço, ora em cores puras e vibrantes, ora em desenhos delicados e que transmitem o clima descontraído do projeto.

 

O ar contemporâneo aparece tanto na estrutura como na concepção dos ambientes, como é o caso da cozinha com linhas retas e limpas. Neste mesmo espaço, pastilhas porcelânicas da Decortiles, aplicadas na parede da bancada e no teto, fazem uma sutil viagem aos anos 1970, em composição com o estilo industrial dos armários.

 

O ambiente revela o gosto apurado da designer em todos os detalhes e com os metais e louças não poderia ser diferente. Com exclusividade, a coleção Jader Almeida para Deca está presente no banheiro, com o chuveiro Spider, as Cubas de apoio L.310, o misturador duplo comando e nichos para objetos, lançamentos da marca.

 

Além da mistura de estilos de diferentes regiões do mundo, o Brasil é reverenciado com destaque, não só no clima dos trópicos a que os espaços conduzem, mas principalmente nas peças assinadas pelos ícones do design nacional, como Sergio Rodrigues e Lina Bo Bardi. Em comemoração aos 60 anos da Mole, a poltrona mais famosa do arquiteto carioca ganhará destaque no ambiente, com seu desenho original. Lina Bo Bardi também é homenageada por Marina, com as peças da arquiteta ítalo-brasileira apresentadas na última SP-Arte. Junto com estas peças de designers que contam histórias, Marina mesclou com o que há de melhor no design atual, entre mobiliário e iluminação, resultando em uma conversa do clássico e do moderno em perfeita harmonia.

 

Presença marcante nas concepções de Marina, as obras de arte contemporânea foram escolhidas minuciosamente pela designer, que se aprofunda em pesquisas e garimpos em galerias em busca de artistas que dialogam diretamente com o projeto. São telas, fotografias e esculturas que refletem o gosto apurado e sensível da profissional, trazendo o toque de personalidade para a proposta. Entre as escolhas da designer, obras de Leda Catunda, Nicolás Bacal, Chiara Banfi, Marcelo Moscheta, Wolfram Ullrich. A seleção de objetos e outros elementos decorativos é de extremo cuidado, sempre buscando peças que evidenciam o estilo autoral e principalmente a valorização da cultura e do fazer manual. 

Outro ponto de destaque da Casa da Praia Decortiles é a piscina com azulejo Al Mare da marca, que tem como principal característica a customização das listras, formas e desenhos.  Esse é um dos cantos preferidos de Marina. “Sou adepta a soluções práticas para a área de lazer e a piscina é uma das coisas que mais gostei do projeto, pois escolhi elementos de muita personalidade e linhas puras que se conectam com a arquitetura da casa”, conclui.

Fotos: Romulo Fialdini | Texto: Divulgação/Assessoria