Ambiente, variações de temperatura, superfície e tipo de revestimento são determinantes para a melhor escolha de argamassa conforme sua necessidade.

Ideal para o assentamento de pisos e azulejos em cerâmica, porcelanato e pedras, a argamassa colante industrializada leva vantagem em relação aos demais tipos de argamassa, por sua melhor adesão em peças assentadas em paredes ou pisos. Composta por cimento, agregados e aditivos químicos que garantem alta aderência e viscosidade, a argamassa colante – ao ser misturada com água – resulta em uma massa adesiva, de boa elasticidade e trabalhabilidade.

Foto: Divulgação Mapa da Obra

Com o passar do tempo, a estrutura de uma edificação sofre mudanças, principalmente por sua movimentação e outras ações externas. O uso da argamassa colante permite o melhor controle da retenção de água no sistema, dispensando a necessidade de molhar placas ou contrapisos antes de assentá-los, exceto em casos como aplicação em superfícies com temperaturas acima de 35°C.

Veja as dicas da Votorantim Cimentos para ajudar na hora de escolher o tipo de argamassa colante que atende a sua necessidade. Confira a seguir:

Tipos de argamassa colante
Na hora de especificar o tipo de argamassa colante, é necessário considerar o ambiente de aplicação (interno ou externo), bem como a superfície (parede ou piso) e o tipo de revestimento; a dimensão das peças é outro fator de extrema importância na hora de escolher o tipo de argamassa.

O produto é estabelecido em três tipos principais: ACI, ACII e ACIII.

  • O primeiro (ACI) é indicado para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis (cozinha, área de serviço e banheiro), já que resiste à umidade.
  • O segundo (ACII) é indicado para área interna e externa, sendo mais resistente à exposição climática, permitindo aplicar outros tipos de revestimento em paredes, fachadas (com limitação de dimensão da peça cerâmica), piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas ou ao ar livre.
  • O terceiro (ACIII), disponível nas cores branca e cinza, é o que apresenta maior flexibilidade e alta aderência, ideal para colar porcelanatos, cerâmicas e pedras em piscinas de água quente, saunas, além mármores e granitos.

O que diferencia uma argamassa da outra é a composição da sua formulação, que determina as propriedades finais para utilização na qual é indicada. Por exemplo, não pode-se usar ACI em fachadas, já que ela não apresenta propriedades para trabalhar em ambientes de condições mais severas, como por exemplo, variações térmicas. Com o tempo, pode ocorrer o desplacamento das peças.

Há, também, a argamassa colante fornecida com a denominação E (ACI E, ACII E e ACIII E), que significa tempo em aberto estendido (E), e na prática promove ao aplicador maior tempo para assentamento apropriado para situações mais rigorosas, com diversidades climáticas.

Linha Votomassa

Todos esses tipos de argamassas colantes são fornecidos pela Votorantim Cimentos na linha Votomassa, incluindo ACI Cerâmica Interna, ACII Cerâmica Externa, ACIII Flexível (cinza e branca), Piso sobre Piso (cinza e branca), Porcelanato Interno, Pastilhas, Blocos de Vidro, Grandes Formatos, Cola Tudo (cinza e branca), Chapisco e Concreto. São produtos, fabricados de acordo com as regulamentações técnicas do mercado, que garantem bons resultados à obra.

* Texto e imagem: divulgação | Não é publi.