Por meio de seu estudo global de tendências de cores, o ColourFutures™ 18, a Coral apresenta a cor do próximo ano: o cinza rosado “Adorno Rupestre”. Trata-se de um tom suave e quente que remete às pinturas dos primeiros abrigos da humanidade e ao aconchego da madeira natural, além de contribuir para um ambiente acolhedor. A tonalidade se destaca em um momento de imprevisibilidade e insegurança em todo o mundo, capturando o desejo em comum de “uma casa que acolhe” – sentimento eleito como tema central do estudo, que comemora, em 2018, sua 15ª edição.

“O ritmo acelerado, o grande volume de informações e as divisões da sociedade nos deixam inseguros sobre o que vamos encontrar da porta para fora. Por isso, o lar se torna cada vez mais importante. Precisamos que ele seja nosso santuário, o lugar onde podemos diminuir o passo, recarregar a energia e nutrir nossos valores”, diz Fernanda Figueiredo, gerente de Cores e Comunicação de Marca da AkzoNobel Tintas Decorativas.

Uma extensa pesquisa, que envolveu experts em cores da AkzoNobel e 11 designers e observadores de tendências ao redor do mundo, ofereceu uma ampla visão sobre diferentes reflexões e culturas. Assim, a companhia pôde capturar o estado de espírito do momento com a certeza de sua relevância universal. “Nossa Cor do Ano de 2018 realmente capta o clima do momento. ‘Adorno Rupestre’ e suas quatro paletas de cores complementares ajudarão os consumidores a alcançar uma casa que seja verdadeira e exclusivamente deles, trazendo um sentimento de segurança e tranquilidade”, reforça Fernanda Figueiredo.

Para a versão 2018 do ColourFutures™, a AkzoNobel contou com a participação da dupla de artistas plásticas brasileiras Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian. Elas contribuíram ativamente em todo o processo de identificação de tendências, levando insights sobre o que está influenciando o comportamento da sociedade no Brasil e na América Latina. Dentre as temáticas emergentes no país, destacam-se a incerteza e a fé. Em uma época de instabilidade, as pessoas tendem a sair do automático e ter fé na natureza, nas crenças ancestrais e nas próprias habilidades. “Há, hoje, um movimento de resgate espiritual aliado às culturas popular e ancestral por meio de rituais e crenças que trazem bem-estar – conexões com plantas, animais, as culturas indígena e xamânica”, relata Carlota Gasparian.

A dupla também destacou o resgate das habilidades manuais e dos antigos conhecimentos para novas gerações como uma temática bastante atual na região. “É a volta dos sentidos. A criação de novas habilidades, como crochê, pintura, marcenaria, culinária e costura, será cada vez mais o ‘novo luxo’. O seu é único”, explica Adriana Pedrosa.

“A cor de 2018 é um tom de terra rosado suave, remetendo justamente à nossa busca pelo pertencimento. O próprio nome ‘Adorno Rupestre’ resgata a conexão com o passado. As representações gráficas feitas pelos seres humanos pré-históricos nas rochas foram uma das primeiras maneiras que encontramos de nos expressar e personalizar nossos espaços”, complementa Fernanda Figueiredo.

As paletas de cores do CF18

O ColourFutures™ 18 identifica três personas e revela como cada uma delas reage à imprevisibilidade: Afetuosa, Aberta e Tranquila. O ponto em comum é o fato de todas buscarem uma casa que acolhe, o que é traduzido na paleta de cores da “A Casa Adorno Rupestre”. Complementam o estudo outras três paletas, cada uma delas ligadas as três personas, respectivamente: “A Casa Reconfortante”, “A Casa Convidativa” e “A Casa Lúdica”. No total, são 37 tonalidades, sendo que cada paleta possui a Cor do Ano e outras nove nuances.

“A Casa Adorno Rupestre” sintetiza o tema central do estudo “Uma casa que acolhe”. Bastante versátil, com o chocolate suave fluindo para tons mais ousados de azul noite e violeta, a coleção de cores traz equilíbrio e oferece uma sensação de conexão entre os mundos interno e externo. Tecidos de texturas delicadas contrastam sutilmente com a lisura do mármore e do cobre, e móveis usados convivem com peças mais novas de formas geométricas. Há também a conexão com a natureza, mas sempre com a tranquilidade de estar em casa.

“A Casa Reconfortante”, identificada pela persona Afetuosa, retrata o ambiente perfeito para recarregar as energias e esvaziar a mente. Madeiras aconchegantes, couro, seda e veludo são combinados para criar um espaço que dá vontade de tocar e se abrigar. Os ambientes são permeados por cores profundas, como terracota, acompanhadas por texturas. As peças são feitas à mão, e os materiais são táteis. Os tons quentes de terra dessa paleta dão um senso de conforto, enquanto o cascalho e rosa azulado ajudam a relaxar a mente e acalmar os sentidos.

“A Casa Convidativa”, ligada a persona Aberta, faz jus ao nome; traz conforto e conveniência para quem busca fortalecer os laços com a família e os amigos. A luz natural adentra o espaço, os sofás enormes acolhem a família, e todos se reúnem na mesa de jantar. Os tecidos são algodões e linhos, e o estilo é informal. A paleta é para aqueles que querem se conectar com as pessoas que lhes são mais importantes. Tons frios de azul estimulam uma abordagem lúcida da vida, enquanto os neutros descontraídos e o verde-mar satisfazem a necessidade de conexão.

Quarto e último estilo, “A Casa Lúdica”, associado a persona Tranquila, mostra um espaço cheio de vida para criar, sonhar e revigorar os sentidos. O lugar é ideal para se inspirar nos músicos, autores e artistas favoritos, recebendo amigos que pensam de forma parecida. Há um senso de energia com pontos focais de cores vibrantes e plantas nas paredes. Verdes amarelados e dourados ajudam a estimular as sinapses e encorajam uma abordagem criativa para a vida.

Como adquirir produtos Coral na cor de 2018

A partir de hoje, a Coral oferece como grande novidade o Teste Fácil. Trata-se de um teste de cor pronto para uso. A embalagem contém 30ml de tinta e um minirrolinho embutido. “Lançamos o Teste Fácil com o objetivo de possibilitar que o consumidor experimente a cor de 2018 na sua parede de maneira fácil, prática e rápida”, conta a gerente Fernanda Figueiredo. O Teste Fácil, disponível a princípio apenas no tom “Adorno Rupestre”, pinta uma área de até 30cm x 30cm e pode ser encontrado nos principais home centers e lojas de tinta de todo o país. O preço sugerido é de R$ 9,90.

“Adorno Rupestre” está disponível ainda como cor pronta nos produtos Decora e Acabamento de Seda. Todas as tonalidades apontadas como tendência para 2018 podem ser preparadas no sistema tintométrico, em qualquer produto da Coral.

Texto e Imagens: Divulgação