CDA Projetos - arquitetura & interiores CDA Projetos - Tenha essa decor Decor casamento Cami e Jacob
04/07/2018
Casa Cor SP 2018: Estúdio da Longevidade

Esses dias visitamos a Casa Cor, aqui em São Paulo, e nos encantamos por um dos espaços da mostra, o Estúdio da Longevidade, da arquiteta Flávia Ranieri, do Grou. Como o próprio nome já diz, é um apartamento adaptado para pessoas idosas, com alturas mais baixas de prateleiras, almofadas do sofá que se movem, dando mais segurança no sentar, luz acionada por movimento, e até o fogão que desliga sozinho após determinado período.

De acordo com estudos de profissionais da USP, construir moradias que estejam preparadas para receber e dar o conforto necessário aos idosos reduz cerca de 40% dos acidentes domésticos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências. “Além de um crescimento da população dessa faixa etária, os números comprovam que a maioria esmagadora dos acidentes acontece dentro de casa. Portanto, assim como já é lei projetar casas e prédios pensando na adaptação do espaço para deficientes físicos, a proposta é ajudar na conscientização sobre construir moradias que tragam a melhor experiência em qualidade de vida para as pessoas idosas. Um lugar que envelheça com a gente”, explica a consultora e arquiteta.

Além de toda a preocupação com alturas diferenciadas, barras de apoio no banheiro, e câmeras pelo espaço, que podem ser observadas pela família, a arquiteta ainda se preocupou com as memórias afetivas que a pessoa carrega, de toda uma vida. Então, criou espaços para colocar esses objetos, como um sapatinho infantil de mais de 100 anos, que era de sua avó, fotos e livros que a fazem lembrar desses momentos tão especiais. Também nos apaixonamos pelos tons neutros utilizados no projeto, como madeira clara, verde menta, e rosé, ficou bem delicado e romântico.

Fotos: divulgação / Gabriel Cabral

Quem visitar a Casa Cor, não deixe de passar pelo espaço, está realmente incrível, e com detalhes riquíssimos por todos os lados!


0








© Casa das Amigas 2018, Todos os direitos reservados.