Quem aí adora receber os amigos e a família para almoços e jantares em casa, mas sempre fica com aquela dúvida de como acertar na harmonização de comidas e bebidas? Combinar as bebidas com os pratos é essencial para realçar o sabor da comida. Além do cardápio, não esqueça também de caprichar na decoração da mesa, mesmo que seja simples – afinal, uma mesa bem posta é de encher os olhos!

Foto 01:  Izzy Boscawen on Unsplash

Confira abaixo as nossas dicas para arrasar no cardápio da próxima vez que receber os seus amigos.

Aperitivos

A primeira impressão é a que fica, então nada como começar com aperitivos e drinks bem gostosos! Uma tábua de queijos, amendoim e azeitonas é sempre bem-vinda. Se quiser dar um toque agridoce e diferente ao prato, a dica é acrescentar damasco seco ou figos frescos. A combinação cai bem tanto com cervejas leves quanto com espumantes. Mas, se quiser fugir do básico, a dica é surpreender os seus convidados com um drink delicioso. O Citrus Punch é um coquetel refrescante que mistura Vodka, refrigerante de limão e rodelas de laranja e limão. É fácil de preparar e perfeito para dividir entre os amigos. Quer mais opções de drinks? No site de receitas de drinks TheBar você encontra muita inspiração e aprende a fazer coquetéis incríveis.

Foto 02: Belle Hunt on Unsplash

Entrada

Agora é hora de sentar na mesa e continuar o bate-papo acompanhado de uma entradinha deliciosa. Saladinhas e verduras são sempre uma boa opção para começar de forma leve. Que tal uma saladinha de folhas verdes, com tomate e mussarela de búfala? O queijo dá um toque mais encorpado ao prato e contrasta drinks mais frescos, como a clássica caipirinha de limão. “Finger foods”, comidinhas que você pode comer com as mãos, é sempre uma escolha prática. Nessa linha, você pode servir sanduíches abertos, coxinhas ou empadinhas – que combinam bem com cervejas pretas!

Foto 03: Eszter Biró on Unsplash

Prato principal

O prato principal é o ponto alto do cardápio e deve estar bem acompanhado de uma bebida a sua altura. Se você optar por servir carne vermelha, o um vinho tinto e leve é recomendado. Mas, se quiser ousar e surpreender, drinks mais encorpados como o Tom Collins ou uma caipirinha cítrica, podem realçar o sabor da sua receita. Os peixes mais leves e sem muita mistura de temperos, harmonizam com vinhos brancos e refrescantes – como o Sauvignon Blanc -, mas também casam bem com espumantes ou drinks gaseificados. O clássico macarrão é sempre sucesso entre os convidados e cada receita de pasta combina com um tipo de bebida, vai depender do tempero do molho escolhidos. Por exemplo, o macarrão à carbonara combina com um vinho branco mais encorpado, como o Chardonnay. Já o macarrão à base de molho vermelho é muito mais democrático, podendo harmonizar com tintos e brancos.

Sobremesa

A gente sempre guarda um lugarzinho para o prato mais esperado da noite! Se você gosta da combinação ácida e doce, vale apostar no clássico chocolate meio amargo com vinho. Se o chocolate meio amargo não for unanimidade, a dica é combinar chocolate branco com uma bebida mais frutada. Sobremesas como pudim de leite, bolos e tortas são sempre de dar água na boca. E para harmonizar com esses pratos e fechar o cardápio com chave de ouro, aposte na cachaça envelhecida média.

Harmonizar pratos e bebidas não é tarefa fácil, então a dica é pesquisar bastante. Pesquise as seus pratos preferidos e se ficar com dúvidas na hora de preparar os drinks, a dica é consultar sites especializados no assunto, como o TheBar. Esperamos que esse post tenha ajudado você a se inspirar para receber os seus amigos e familiares em alto estilo!

Foto 04: Charisse Kenion on Unsplash