Após comprar a tão sonhada casa nova ou alugar seu próprio cantinho, é hora de celebrar. E é para isso que existe o “Open House”! Também conhecido como Chá de Casa Nova por aqui, o evento é uma oportunidade para reunir as pessoas queridas e comemorar a conquista em conjunto – e, claro, ganhar algumas coisinhas úteis para o novo lar também!

Foto 01: Photo by Kelsey Chance on Unsplash

Mas se você está enrolada com todo o trâmite da mudança, transferência da correspondência, se acostumando com a vizinhança nova, e não tem tempo para planejar uma festa do zero, trouxemos aqui um guia prático de como organizar este evento sem stress ou mais dores de cabeça.

Veja a seguir desde como organizar os comes e bebes, até a música, passando pela decoração. Ah, e um checklist de todo o necessário para dar uma festa em grande estilo, sem grandes gastos nem muito tempo perdido.

Quando, quem, como?

Não há um momento específico para dar o Chá de Casa Nova… O ideal é não o fazer logo após a mudança, quando tudo está aquela bagunça. Mas não deixar muito tempo passar também, senão o intuito acaba se perdendo. Tudo não precisa estar 100% em ordem, mas é legal ter um espaço para receber os convidados. Afinal, ficará meio complicado trazer pessoas para uma casa cheia de caixas onde mal há espaço para se mover.

Quanto ao número de pessoas que vai chamar, seja criteriosa – não adianta querer chamar toda a sua lista de contatos do Facebook! Também é preciso contar com o fato de que sempre terá aquele primo que vai levar a namorada nova e daí a lista já aumenta, mas o importante é o bom senso. Se não der para trazer todos que gostaria, chame apenas os mais próximos ou divida por turmas de amigos (da escola, colégio, faculdade) assim, você mostra o seu novo cantinho para todos.

Decoração

 

Foto 02: Photo by Gades Photography on Unsplash

Como esta é uma celebração mais informal e de caráter mais divertido e despojado. Então não é preciso muito investimento, seja de tempo, trabalho ou dinheiro para a decoração – este é, inclusive, um detalhe opcional. Mas se você quer dar aquele toque especial e ter um pano de fundo bacana para fotos, é possível fazer coisas legais sem muito trabalho.

Utilize seus próprios móveis, como uma mesa de jantar ou aparador se quiser fazer uma mesa de doces, bolos, ou até café mesmo. Sabe aquela peça de acabamento antigo que está perdida na mudança e você está quase dando um fim? Aproveite seu toque rústico e a enfeite com flores, panos, e outros elementos de decoração. Ou  aposte em peças bonitas e vintage que tem em casa, como castiçais, vasinhos e porta-retratos.

Para beber

Ao contrário do anterior, este é um ponto que não pode faltar em um Open House: as bebidinhas. As não alcoólicas são fáceis, tenha sempre água (água saborizada por ser um bom toque), sucos, refrigerantes, e se for fazer literalmente um chá, pode ter opções variadas, incluindo o gelado. Um prosecco ou espumante leve também são interessantes para esse tipo de ocasião. Já que entramos na parte alcoólica, é indispensável ter alguns drinks à disposição, mesmo que você não for chegada a uma birita. Para planejar os coquetéis, a dica é pesquisar por bebidas online. Ah, levando em consideração a quantidade de pessoas e o gosto dos convidados. Algumas simples de fazer e que não levam muitos ingredientes são:

  • Batida de Frutas
  • Mimosa
  • Bellini
  • Jello Shots
  • Cuba
  • Frozen caipirinha
  • Vodka com refrigerante de limão

Quitutes para comer

 

Foto 03: Photo by Kelly Jean on Unsplash

Outra coisa essencial em qualquer celebração, as comidinhas não podem faltar. O cardápio irá depender do tipo de festa que você planejar, seja um churrasco ou chá da tarde.  A melhor sugestão é apostar em petiscos e finger food, que são porções individuais para comer com as mãos. Você pode misturar pratos quentes com frios. Mas o ideal é não fazer nada que precise esquentar, nem que exija alguém servindo os convidados podem fazer isso por si próprios. Veja a seguir algumas sugestões:

  • Tábua de frios (queijo, salame, presunto, azeitonas, pickles etc)
  • Torradinhas com patês variados
  • Salgadinhos e mix de castanhas
  • Palitinhos de cenoura e pepino
  • Lanchinhos ou sanduíche de metro
  • Torta de legumes de liquidificador cortada em pedacinhos
  • Palitinhos caprese (tomate cereja, mussarela de búfala e uma folha de manjericão)
  • Nachos
  • Brusqueta
  • Pão recheado em fatias
  • Bolo salgado
  • Barquinha com maionese – um clássico dos anos 90, mas ainda muito gostoso e prático
  • Sticks de queijo frito, chicken pop corn e outros itens para colocar na fritadeira, se tiver uma

Claro que não podem faltar os doces! Como não se trata de um aniversário nem nada do tipo, não é essencial ter um bolo. Mas você pode apostar em uma torta como alternativa ou uma sobremesa leve, como uma mousse, um pudim ou ainda distribuir picolés se for um dia bem quente.

Música

Por fim, o que seria de uma festa sem uma música tocando ao fundo? O intuito do Chá de Casa Nova pode não ser dançar. Mas toda festa exige uma seleção musical animada. Se seus amigos forem chegados, podem até trazer instrumentos, fazer uma rodinha de samba ou tocar um violão. Para esse tipo de celebração não é preciso contratar um DJ, basta preparar uma playlist bacana, sincronizar o seu celular com a caixa de som e deixar ele rolando.

Checklist

Foto 04: bridgesward/Pixabay

  1. Decida o melhor dia e horário para você, mas considere também seus convidados – qual o período mais provável de todos virem? O fato de a festa ser de dia ou a noite ajudará a definir o cardápio e o estilo da festa.
  2. O local também é essencial – ok, sabemos que será na sua casa nova, mas será focada na parte interna ou externa?
  3. Faça a lista de convidados e envie os convites com pelo menos duas semanas de antecedência – pode ser apenas um “Save the Date” virtual.
  4. Procure por bebidas online para dicas de drinks práticos e fáceis de fazer e já compre tudo o que for necessário em quantidades coerentes com o número de convidados. Para uma audiência mais etílica, não hesite em pedir que colaborem trazendo o kit-coquetel ou fardinho de cerveja.
  5. O mesmo vale para os comes, cada convidado pode trazer um prato salgado enquanto você cuida da parte doce. Ou, se for um churrasco, você pode providenciar os acompanhamentos e algumas carnes básicas, mas não pega mal pedir o famoso kit-churras para os amigos e família.
  6. Selecione músicas bacanas que combinem com o clima da festa; uma seleção eclética agrada qualquer grupo maior de convidados – prepare uma Playlist, ou apenas separe uma já pronta.
  7. No dia, deixe tudo organizado e o espaço onde os convidados irão ficar mais livre – coloque mesinhas de centro no canto e guarde tudo o que for mais delicado.

Agora é só aproveitar e dividir esse momento tão feliz com as pessoas amadas que te ajudaram nessa caminhada.