Tem quem pense que esses itens estão super fora de uso, mas engana-se! São super atuais, ganharam uma repaginada e dão um charme nos ambientes. Mas, antes de tudo, o que são Boiserie e Lambri?

boiserieelambri-01

Boiserie era muito utilizada na França, em especial no século XVII. Eram compostas por molduras ornamentadas e rebuscadas, feitas de madeira. Claro que hoje já não o utilizamos mais dessa forma, mas sim, mais clean, moderno e inclusive com outros materiais.

Então como usamos hoje Boiserie e Lambri?

Então podem ser utilizados na parede toda ou apenas até uma certa altura, fazendo molduras na parede, servindo inclusive como delimitação para o uso de espelhos, quadros… O ideal é que sejam pintados da mesma cor da parede ou com uma tonalidade que dê bastante contraste, para evidenciar a moldura.

Em países mais frios, ainda utilizam a madeira para fazer a Boiserie, já que serve também como uma barreira térmica. Porém, no Brasil e outros países tropicais, podemos utilizar o gesso, poliuretano, e outros, que servem como ornamento.. Eles dão o efeito esperado e tem um custo muito menor.

boiserieelambri-02

O Lambri por sua vez, é um painel composto pelo lado masculino, a língua, e o feminino, o sulco, formando encaixes que dão o efeito de ripas de madeira. Assim como a Boiserie, também podem ser feitos na parede toda. Mas o mais comum é encontrá-lo até determinada altura (pode variar, depende do tamanho do seu ambiente e o efeito que busca). Os materiais mais utilizados também são a madeira e o poliuretano. Mas também encontramos alguns mais inovadores, como revestimentos cerâmicos (como esse, da Decortiles – LINDO!!!).

boiserieelambri-03

O que acharam do boiserie e lambri?

O uso desses dois artifícios na decoração pode ser usado nos mais diversos ambientes: sala, quarto (inclusive como cabeceira), e até na cozinha. Onde vemos com maior frequência é em quartos de bebê, mas seu uso não fica restrito apenas a esse ambiente, não!!! Dá pra inovar e ousar bastante… Além de um efeito lindo e super diferenciado, também traz aconchego para todos os ambientes.

boiserieelambri-04 boiserieelambri-05 boiserieelambri-06 boiserieelambri-07

Imagens: via Pinterest

E ai, quem tem Boiserie e Lambri em casa, ou ficou com vontade de ter? haha Nós amamos e estamos pensando onde podemos fazer por aqui! hahaha Beijinhos!

________________________________________________________________________________________

{ Nos acompanhe em todas as redes sociais: Instagram ♥ Pinterest ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube ♥ Bloglovin ♥ Snapchat: @casadasamigas }