Se gosta de planejar decorações para casa e pesquisar sobre o assunto, já deve ter ouvido falar no cantinho do café. Tendência que vem ganhando força em lares e centros comerciais. Mas e você, sabe como ter o seu cantinho de café em casa? 

O projeto vai muito além do que separar um espacinho para apoiar as xícaras e a garrafa de café. Então, que tal falarmos um pouco sobre isso?

como ter seu cantinho do café em casa, com cafeteira, xícaras e detalhes fofos

O café é a segunda bebida mais consumida em todo país. Peça mais do que presente em momentos de interação social com amigos, familiares e conhecidos. Por que não ter um lugar confortável para receber pessoas na sua casa e degustar um delicioso café? Ou ao menos fazer aquele lanchinho saboroso? 

Vale a pena providenciar um lugar especial como esse para garantir experiências agradáveis no dia a dia. 

A dificuldade talvez esteja em adaptar estilos, acomodar objetos que valorizem o espaço e obter um ambiente atrativo. Como fazer isso? Basta seguir as dicas incríveis que preparamos para a montagem do seu cantinho de café em casa.

Onde montar o cantinho do café?

Muita gente se engana quando acha que apenas a cozinha serve para montar o cantinho do café. Embora seja ótima referência, você pode optar pela integração em outros cômodos. Como sala de estar, jardim ou varanda, ou até mesmo sala de jantar.  

E olha, não vai tomar muito espaço, nem atrapalhar a funcionalidade, é bom destacarmos! Já que não é preciso muita coisa para fazer um lugarzinho aconchegante e prático. Tudo depende da metragem do ambiente e de como organizar os itens.

Pense naquilo que mais combina com seu estilo!

  • Espaço neutro, suave – com prateleiras suspensas ou uma mesinha pequena para canecas, cafeteira e objetos decorativos.
  • Mesa grande para tomar café – muitos lugares, potinhos coloridos para açúcar e outras iguarias, paredes customizadas, etc.
  • Investir em modernidade e tecnologia – suportes para dispositivos eletrônicos, ganchos nas paredes, móveis rústicos, elementos industriais e muito mais.

Ou seja, avalie o tipo de cantinho de café que mais favorece a sua decoração e determine onde montá-lo.

O que não pode faltar no cantinho de café

Essa dica é fundamental especialmente para quem está planejando um espaço básico, contando apenas com itens indispensáveis. Mas, se na sua casa a amplitude não é problema, a dica também vale. Afinal, não existe cantinho de café sem…

  • Xícaras ou canecas: recipientes primordiais para colocar o café. Vale a pena brincar com as cores e os estilos das xícaras e canecas, hein?!
  • Cafeteira elétrica, italiana ou bule com coador: a máquina ou utensílio onde será feito o café não pode faltar, né? Embora seja óbvio, não se pode esquecer na hora de comprar as peças do seu cantinho de café em casa.
  • Potinhos multiuso para ingredientes: Os potinhos multiuso são ideais para colocar cápsulas de café da cafeteira elétrica, açúcar, um bom pó de café, adoçantes, etc.
  • Porta-guardanapos: Os guardanapos ou paninhos auxiliam para manter o local limpo, sem deixar marcas de gotas espalhadas.
  • Bandeja: é certamente excelente para servir café em outros cômodos e em reuniões, além de ajudar na organização de xícaras e cápsulas.
  • Talheres: os instrumentos estão ali para misturar ingredientes e para dispensá-los na bebida. Pense em um design divertido e modelos cheios de charme.

Evidentemente, existem outros elementos que podem potencializar a decoração. Como quadros decorativos, bombonieres, painel de recados e plantinhas. Mas, não podemos esquecer que todos os objetos e suas cores devem estar em perfeita harmonia. 

Dicas de móveis para o cantinho de café

Vamos falar agora de móveis bonitos e funcionais para dar um toque sensacional nessa composição.

Aparadores ou mesas laterais

Os aparadores não funcionam apenas para fotografias em corredores. Servem também ao proporcionar uma bancada agradável para compartilhar café. Então, é bom caprichar na escolha de cores alegres, se você quer um espaço mais divertido e moderno. Caso tenha a ideia de formar um estilo mais enxuto e limpo, certamente o aparador de madeira rústica ficará incrível.

Estantes, prateleiras ou ganchos

Já pensou em como organizar as canecas de sua coleção ou as xícaras adoráveis? Então, as estantes, prateleiras e ganchos estão aí para isso! Nas lojas de utensílios domésticos e decoração, você encontra ideias variadas para customizar seu espaço. Lembre-se de escolher opções que valorizem a circulação no ambiente e capriche na decoração!

Quadro negro ou papel de parede para escrever 

Quer deixar um recadinho sobre o horário do café, ou escrever uma frase motivacional para começar suas manhãs? O quadro negro ou papel de parede para escrever certamente virou tendência neste cantinho especial.

Banquetas

Se a sua casa oferece a oportunidade de se sentar no cantinho de café sem atrapalhar a passagem das pessoas, adquira banquetas. Elas certamente são fáceis de guardar debaixo das mesas e aparadores e são bem funcionais. Seja criativo na escolha de modelos e cores, ok?