São muitos arquitetos inspiradores e que temos admiração por seus trabalho, suas obras e seu legado, e com certeza Eero Saarinen é um deles. Ele nasceu na Finlândia, mas mudou ainda jovem para os Estados Unidos, com seus pais, e lá estudou e exerceu sua profissão na maior parte de sua vida. Se destacou no campo da arquitetura, com obras espalhadas em diversas cidades norte americanas, como o terminal TWA (no aeroporto JFK), a capela do MIT, e outras mais. Mas ele é mais popularmente conhecido pelo seu design de mobiliário, como as cadeiras Tulip e a mesa Saarinen, queridinha de muitos!

Foto: Histórias de Casa

Adoramos como essas peças são versáteis, e vão muito além da sala de jantar. As cadeiras Tulip são usadas também em home office, cantinhos de maquiagem, e tem esse visual mais retrô, e podem ser encontradas com ou sem braço. A característica principal é o pé central, que dá sustentação a toda estrutura.

Foto 1 | Foto 2

Já a mesa, que segue esse mesmo traço do pé central, criando uma identidade pra toda a linha, é feita com a base em alumínio fundido, e o tampo podendo ser encontrado em mármore, madeira ou laminado. A mesa também tem mais de um tamanho, como mesa lateral, e também mesa de jantar redonda ou oval. Claro que hoje ela vai muito além da mesa de jantar, e encontramos também em mesas de reuniões, recepções, áreas de lazer, e por aí vai.

Foto 1 | Foto 2

Nós particularmente não somos muito adeptas do conjunto completo, com as cadeiras e a mesa sendo usadas juntas, pois fica um pouco pesado, e com os ambientes cada vez menores, não deixa o ambiente tão sutil e delicado. Nós apostamos mais em utilizar os elementos de forma separada, principalmente a mesa Saarinen, com uma cadeira DSR ou DSW do Eames, com cadeiras Bertóia, Tolixum modelo em madeira, ou um mix de cadeiras. Alguém já tem essas lindezas em casa, como usa? Ou quem não tem, como usaria? Conta pra gente! Beijos!

Foto: Histórias de Casa

Foto 1 | Foto 2