Se tem um assunto que rende muito e também surgem muitas dúvidas na hora de reformar, é a iluminação. Já adiantamos que o ideal é contratar um profissional que vai saber auxiliar qual o melhor tipo, além de valorizar os detalhes certos de cada ambiente. Quando falamos de lâmpadas nós particularmente sempre damos preferência para as lâmpadas de led com tom amarelado (3000K), isso porque elas deixam os ambientes mais aconchegantes. Mas claro que existem casos e casos, em uma cozinha, closet ou banheiro por exemplo, o uso da lâmpada branca é mais apropriado.

Aqui no escritório usamos 3 tipos, que são os que mais usamos em nossos projetos, por isso vamos falar um pouquinho de cada um, e quem sabe já não te ajudamos na hora decidir a lâmpada ideal.

– Par 20: perfeitas para destacar objetos e valorizar o ambiente; possuem um facho de luz mais fechado por isso não são tão indicados para iluminação geral. Para valorizar os quadros do escritório utilizei a par 20 em um trilho e direcionei a lâmpada para os quadros, o efeito ficou incrível!

Também utilizamos a par 20 na parede chakboard, dessa vez embutidas no gesso, reparem o desenho que ela fez na parede, valorizou ainda mais esse detalhe!

– Bulbo e filamento: no caso do uso de pendentes as lâmpadas de led bulbo ou de filamento são as mais indicadas, mas o uso de cada uma depende da funcionalidade do ambiente. As lâmpadas de filamento de led são mais decorativas e não iluminam tanto quanto a bulbo; na mesa de reuniões usamos a bulbo por ser uma área de trabalho e necessitar mais iluminação. Enquanto no banheiro utilizamos a de filamento por ser mais decorativa. Elas também são utilizadas em plafons para iluminação geral.

Painel de LED: as placas de led vieram com tudo para substituir as lâmpadas fluorescentes, utilizadas para iluminação geral são discretas e perfeitas para escritórios, cozinhas e quartos, podendo ser de embutir ou de sobrepor. Aqui no escritório usamos o plafon de embutir na área de trabalho, e no banheiro utilizamos um plafon de sobrepor, ambos com tom amarelado por gostarmos mais dessa iluminação mais aconchegante.

Projeto: CDA projetos | Fotos: Rodrigo Pequeno Fotografia

E aí, gostaram das dicas e de saber um pouco mais da iluminação aqui do escritório? O tema é bastante extenso e são inúmeras as possibilidades na hora de fazer um projeto de iluminação, por isso sempre recomendamos a contratação de um profissional que vai saber te auxiliar e valorizar ainda mais seu ambiente!

Se quiser conhecer mais do nosso trabalho é só mandar um email para [email protected] com acessar nosso portfólio no site!