Hoje vamos começar uma nova série de dicas por aqui, os tipos de luminárias mais comuns que usamos em nossos projetos, e que são os mais utilizados na decoração dos ambientes de um modo geral. Já falamos muitas vezes sobre as lâmpadas mais usadas, normalmente de LED, e quais seus tipos, só clicar aqui pra ver tudo. Então pra darmos início a essa coleção, vamos começar falando de pendentes e lustres!

Nós sabemos que os dois ficam pendurados no teto, iluminam o ambiente e também tem efeito decorativo, mas vocês sabem qual a diferença entre eles?

– Pendentes

Esse tipo de luminária desce do teto a partir de fios elétricos, ou até mesmo cabos, longos, deixando assim a iluminação mais próxima da área que se deseja. São mais usadas em salas de jantar, bancadas, mesas laterais na sala de estar, como detalhes em banheiros e também pra iluminar o criado mudo no quarto. Os modelos são dos mais variados formatos, cores, e texturas, e o mais adequado deve ser pensado sempre no conjunto da sua decoração. No escritório da Cami, temos pendentes na mesa de reunião, que auxiliam na iluminação do espaço, mas também compõe a decor da sala toda, trazendo toques de cor e personalidade pro espaço. Além disso, no lavabo também tem um pendente dourado, que traz um charme pra bancada e pro espelho.

Fotos: Rodrigo Pequeno

Já na casa da Lola, ela optou por pendentes em 2 locais distintos. O primeiro, é na mesa de jantar, com uma cúpula redonda, trazendo o foco da iluminação para esse espaço, perfeito para as refeições. O segundo pendente, é bem simples, só com um soquete preto, pra destacar o quadro que fica no hall dos quartos.

Fotos: Casa das Amigas

– Lustres

A principal diferença pro pendente, é que o lustre tem ramificações (braços) na sua composição, para diversas lâmpadas, que podem servir para iluminação principal do espaço, ou apenas com um efeito decorativo. Aqui novamente apontamos para que ele tenha relação com o seu estilo e com a sua decoração, além, claro, de analisar o seu tamanho para que seja proporcional ao espaço. Ele é comumente usado em salas de jantar, hall, lojas ou até mesmo em recepções de consultórios, e é muitas vezes de vidro, cristal ou metal.

Foto: Casa das Amigas

Foto: loja Cinderelas

E aí, qual a sua preferência? Pra nós, o mais importante é que ele seja adequado ao seu estilo de vida, e que caiba no seu ambiente! Fiquem de olho, que logo postaremos sobre os demais tipos de luminária por aqui! Beijo.