10 Dicas Rápidas para Organizar a Cozinha

Você arruma a cozinha, mas a bagunça sempre acaba voltando? Confira esse Guia Prático para colocar em ordem de uma vez por todas!

Sabe aquela preguiça que dá na hora de cozinhar só de pensar na bagunça que vai ficar? Nós vamos te ensinar, com 10 dicas rápidas e práticas, a deixar sua cozinha organizada para aproveitar mais essa experiência.

Dicas rápidas para organizar a cozinha, com aramados

1. Mantenha somente o necessário para organizar a cozinha

Para você ter ideia da importância desse passo, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Você tem mais itens que espaço no armário?
  • Os armários estão sempre entulhados?
  • Objetos caem ao abrir a porta?

Ao separar os utensílios que você realmente usa e que estão em bom estado dos que já não são utilizados há muito tempo, ficará mais fácil ter controle e bom aproveitamento do espaço.

2. Organize os utensílios de cozinha por categoria

É importante não misturar os utensílios para que você identifique rapidamente onde cada coisa está guardada. Ao agrupar por categorias, você vai encontrar o que precisa com mais facilidade, além de poder comparar as opções para fazer uma escolha mais assertiva.

3. Guarde no lugar certo

É primordial que você dedique alguns minutos para definir essa etapa, afinal o sucesso da organização deve levar em conta a rotina de cada pessoa, assim como seus hábitos. Por isso, mesmo que os objetos fiquem guardados dentro de armários, você precisa organizá-los da maneira correta para otimizar tempo e espaço.

4. Pense na disposição dos objetos

Guardar itens em lugares complicados vai fazer com que você acabe não colocando de volta no lugar e, assim, a sua organização irá por água abaixo.

Dicas práticas:

  • Deixe os itens mais utilizados sempre ao alcance das mão;
  • Em prateleiras na altura dos olhos e mãos, mantenha os objetos de uso diário, como copos e pratos;
  • Já nas prateleiras mais baixas ou mais altas, acomode itens usados raramente, como jogo de café ou travessas;
  • Embaixo da pia, por ser um local úmido, evite colocar alimentos, sendo ideal armazenar panelas e utensílios que não estragam com facilidade.

5. Pendure itens

Dentro do armário, nós tendemos a colocar os itens sempre em fileiras, mas é possível aproveitar o espaço vertical e livrar as prateleiras com os suportes para pendurar copos, taças, xícaras e canecas.

6. Guarde itens dentro de outros

Coloque os itens dentro dos outros para otimizar espaço ou utilize suportes especiais, como os feitos para tampas. Além de proporcionar mais praticidade no seu dia-a-dia, o suporte para tampas garante que elas fiquem acomodadas em segurança, sem quebrar ou lascar

7. Aposte em aramados

Os suportes em aramado são os melhores amigos da otimização de espaços. Com eles, é possível aproveitar áreas perdidas, reformular a disposição dos objetos, ampliar a capacidade dos armários e até decorar a cozinha.

8. Aproveite o espaço interno das portas

Já pensou abrir a porta do armário e facilmente encontrar a tábua de corte em um suporte especial? Os aramados de pendurar na porta garantem que você utilize o seu espaço de maneira inteligente.

9. Saiba organizar os mantimentos

Garantir a organização dos alimentos vai fazer uma grande diferença na sua vida, mas descobrir a melhor forma pra você também depende de um exercício de observação e reflexão.

Separe os alimentos por categoria:

  • Produtos para preparo de alimentos;
  • Lanches rápidos;
  • Alimentos para café da manhã.

10. Organize a geladeira

Saber organizar a geladeira também vai ter um impacto importante. Com uma visualização mais prática dos alimentos, você conseguirá aproveitá-los melhor, garantindo que não estraguem ou sejam desperdiçados:

  • Prateleiras superiores: guarde os alimentos que estragam com mais facilidade, como derivados do leite;
  • Prateleiras do meio: alimentos prontos;
  • Gavetas: frutas, verduras e legumes devidamente embalados;
  • Porta: bebidas e temperos.

* For English version, click here.