Personalizar um ambiente significa dar aquele toque pessoal, aproveitando tendências e dicas de profissionais e da internet. A cozinha, um dos cômodos mais aconchegantes da casa, deve oferecer beleza, mas também funcionalidade e praticidade. Por isso, falaremos sobre 4 itens para decorar sua cozinha com perfeição.

Foto Casa da Caubi | Projeto CDA Projetos

Embora algumas pessoas acreditem que executar essa tarefa exige altíssimos gastos, é possível inserir objetos bonitos e básicos. Harmonizando cores, prateleiras e nichos, itens indispensáveis para cozinhar, etc. Uma composição de objetos comuns em locais estratégicos faz toda diferença. 

No entanto, o projeto de decoração deve considerar ainda o tipo de estilo desejado. Se você está em dúvida em como isso pode funcionar, saiba que nós vamos te ajudar! É hora da criatividade!

  1. Pendurar panelas na cozinha

A panela é o utensílio mais funcional dentro deste ambiente, portanto, manter seu conjunto organizado é fundamental. Caso contrário, pode haver confusão de tamanhos, tampas sumirem. Isso sem falar no risco de quedas que prejudicam os materiais. Gerando trabalho extra, perda de tempo e gasto com novas compras.

Que tal resolver este problema deixando o espaço mais gracioso e cheio de praticidade? Então, tenha as panelas certas sempre por perto para fazer um cardápio saboroso. A dica de ouro para isso é pendurar panelas na cozinha. 

Isso mesmo! Dessa maneira, você consegue otimizar o espaço nos armários, economizar seu tempo cozinhando e favorecer a organização. 

Panelas na parede

Um fator que ajuda muito em ambientes enxutos e pequenos, é utilizar a parede. Logo, se sua cozinha é estreita, como nos apartamentos, considere adequar panelas em prateleiras ou ganchos na parede. 

A tendência é vista não somente em ambientes caseiros, mas em muitos restaurantes por aí. Harmonizar os itens próximo aos potes de tempero, que são repletos de cor, resulta num visual moderno e charmoso.

Panelas penduradas em ilhas

Já em cozinhas grandes, que contam com ilha, vale a pena pensar na decoração funcional. Isto é, com panelas penduradas sobre a ilha. Relembrando a época das cozinhas industriais com materiais de metal. Existem extensores e ganchos para todos os gostos no mercado. E a sugestão certamente fica legal com qualquer tipo de panela, viu?!

Vale a pena dar uma olhada no CozinhaBlog para conferir inspirações: https://cozinhablog.com.br/

  1. Posicionar tábuas

Quer mais uma dica para decorar sua cozinha com perfeição? Um dos projetos mais interessantes é decorar tábuas velhas ou mesmo posicionar tábuas novas de madeira para causar impacto. 

Além disso, você pode colocar em ganchos nas paredes, ou mesmo em nichos, com diversos estilos. Tábuas transformadas em vasinhos de planta, tábuas com fundo negro para escrever com giz, ou como suportes de talheres ou aparelhos e muito mais. São várias dicas maravilhosas!

Mas, se não quer ter o trabalho de montar e decorar uma tábua, pode encontrar objetos já prontos. Tem modelos com frases gravadas, desenhos, cores vivas e etc. Uma indicação super original.

  1. Distribua objetos decorativos

Os objetos decorativos funcionam bem para customizar o lugar de um jeito único. Mas escolher cores e tipos de objetos pode confundir na hora de comprar. Uma das melhores soluções é optar por itens característicos de uma cozinha mesmo. Ideias como pratos decorativos, tábuas enfeitadas, prateleiras com condimentos especiais, estação de canecas e vasos coloridos são excelentes.

Destacamos ainda a alternativa de distribuir talheres em suspensórios, ganhando em ações práticas no dia a dia. 

Os quadros também são ótimos elementos decorativos para tornar a cozinha da sua casa mais bonita e elegante. Então, mesclar cores, utilizar imagens que trazem referências culinárias e dizeres com energias positivas são recomendações que caem bem.

Tem mais um item que agrega muito na decoração da sua cozinha, veja a seguir!

  1. Que tal plantas para incrementar a decoração?

Compor a decoração de casa com plantas abre brecha para ambientes mais sustentáveis. Naturais. Saudáveis. As plantas agregam em suavidade, proporcionam temperos frescos e algumas trazem até um cheiro especial.

Contudo, escolher as espécies que podem decorar a cozinha é um desafio. Uma vez que nem toda planta fica bem ou serve para este tipo de espaço da casa. Aqui, o nosso papel certamente é oferecer as melhores orientações. Por este motivo, separamos algumas das principais plantas para colocar em prateleiras, armários e bancada da cozinha. Veja quais são:

  • Suculentas;
  • Dinheiro-em-penca;
  • Cactos;
  • Folhagens de temperos e ervas, como orégano, salsinha, tomilho, alecrim, manjericão e etc;
  • Flores como violetas e orquídeas;
  • Samambaias;
  • Fitônia.