Poucas coisas são mais gostosas do que receber os amigos em casa, não é mesmo? Então esses encontros ficam ainda mais agradáveis com alguns aperitivos e boas bebidas. Por isso, que tal usar aquele espaço pouco aproveitado da sua sala para criar um incrível e adorável home bar? Veja algumas opções de como montar o seu com muita criatividade. Ah,  gastando pouco, mas certamente sem deixar a elegância e o estilo de lado. Vamos lá!

Foto 1: FTD Flowers / Flickr

Escolhendo o espaço e o tamanho do seu home bar

O primeiro passo para montar seu home bar é escolher o espaço onde ele ficará na sua sala, e o tamanho que ele terá. Então que tal aquele cantinho pouco usado onde um móvel de tamanho pequeno ou médio caberia? Escolha um local bem posicionado na sala, para que seus convidados possam se servir e aproveitar o home bar sem ficarem apertados em um canto de difícil acesso.

Se está sem espaço na sala, uma boa ideia é apostar no home bar com rodinhas. Assim, você ganha mobilidade e pode levar o barzinho pela casa conforme sua conveniência. Se preferir, você também pode posicionar seu bar na varanda ou na cozinha, definindo o local como o espaço oficial para o preparo de suas deliciosas receitas de drinks.

 Foto 2: Wicker Paradise / Flickr

Selecionando o melhor modelo de barzinho

Depois de decidir o espaço onde ficará seu home bar, é hora de escolher o modelo. Então tire as medidas do local onde o bar ficará com uma trena. Depois, escolha o modelo ideal de home bar conforme sua necessidade. Se você é amante dos vinhos, um bar no estilo adega, com espaço para estocar garrafas de vinho, pode ser o ideal. Mas se prefere drinks, um bar onde caibam garrafas, acessórios e frutas para o preparo de suas bebidas pode ser mais propício.

Você também pode utilizar móveis pouco aproveitados e transformá-los em seu home bar. Uma cômoda antiga pode ser lixada, pintada e servir como base para preparar os drinks na superfície e espaço para guardar as bebidas na parte de baixo. O que vale é usar a criatividade e encontrar um móvel que combine com o seu estilo.

Decorando o seu home bar

Outro momento importante é a hora da decoração, criando um espaço original para o seu bar. Quadros no estilo “retrô” com referência às bebidas fazem muito sucesso e podem ser encontradas em lojas de decoração e até na internet. Também é possível usar um letreiro que indica o barzinho, piscando e gerando mais um atrativo de decoração. Outra ideia bacana é separar um recipiente de vidro para guardar rolhas de vinho e tampinhas de cerveja especiais como recordação.

Equipando o seu home bar

Barzinho devidamente posicionado, instalado e decorado, é hora de equipá-lo com tudo o que é preciso para preparar suas bebidas favoritas. Primeiramente, escolha louças que atendam suas necessidades, como taças de vinho, copos especiais para uísque e cerveja, etc. Se não tiver espaço, deixe os cristais em outro móvel específico para este fim, ou em armários da cozinha. Depois, separe itens indispensáveis para o seu bar. Veja algumas ideias:

  • Saca-rolhas
  • Coqueteleira e colher especial para misturar drinks
  • Dosador
  • Abridor de garrafas
  • Balde de gelo
  • Porta copos
  • Licoreira

Abastecendo seu home bar

Barzinho quase pronto, só falta o principal: as bebidas. Para ter uma boa variedade, busque colocar ao menos uma garrafa de diferentes bebidas. Você pode começar com uísque, vodka, licor, gim e vinho. Faça uma listinha com drinks preferidos e abasteça o bar de acordo com a sua vontade. E não se esqueça de separar acompanhamentos para seus drinks, como tônica, sucos, frutas e afins. No freezer, não esqueça de abastecer as forminhas de gelo – muito útil no preparo de coquetéis!

Se desejar, você também pode imprimir algumas receitas de drinks e criar seu próprio livro de coquetéis, servindo como objeto de decoração e de inspiração para você e seus convidados.

Passo a passo aprendido, é hora de colocar a ideia em prática e chamar os amigos para brindar em seu novo espaço de lazer. O que achou das ideias? Divida suas dicas conosco também. Saúde e bons drinks!

Foto 3: Photo by Jennifer Pallian / Unsplash