Como escolher o tapete ideal para sua sala

Nesses dias mais frios, gostamos de adicionar elementos na decoração, deixando o ambiente mais quentinho. E um dos itens que ajudam muito, certamente é o tapete. A escolha do tapete não é uma ‘regra’, mas algumas dicas podem te ajudar nesse momento. Ele é toque final na decoração, deixando o ambiente aconchegante. Vem ver nossas sugestões de como escolher o tapete ideal para sua sala.

Como escolher o tapete ideal para sua sala

Tamanho

– Ele delimita a sua área de estar, então todos os móveis, como sofá, mesa de centro ou lateral e poltrona, devem estar sobre ele.

– Comprimento: maior que o sofá, e se tiver uma poltrona, pufe ou banco, ele deve abranger esses móveis também.

– Largura: ele deve ‘entrar’ embaixo do sofá, uns 15cm já está ótimo, e ir até o móvel da frente. Se for um móvel da TV, pode encostar o tapete nele. Se for um banco, ou poltrona, os pés da frente devem estar em cima do tapete.

Modelos

– Você pode fazer um mix de tapetes. Por exemplo, dois tapetes iguais, pequenos, encostados lado a lado. Ou então, dois tapetes que tenham a mesma base de cor (por ex: um liso, e um estampado, com tons iguais). Pode optar também por fazer uma sobreposição de tapetes, que podem ser de formatos diferentes também (por ex: um liso e um estampado).

Se pode ousar? Pode! Se você tem um sofá e uma poltrona ao lado, pode colocar um tapete redondo só na poltrona, por exemplo.

Clique aqui, e veja mais dicas para decorar sua sala de estar

Cores

– Se seu ambiente é escuro, opte por tapetes claros para ajudar a iluminar esse espaço.

– Se você já tem muitas cores na sua sala, opte por tapetes mais neutros, de um tom só. Pode aproveitar para combinar com algum outro elemento da decoração, como as almofadas, por exemplo.

– Tapete estampado e colorido, fica lindo se tiver os mesmos tons em outros itens da sua decoração.

Gostou das nossas dicas de como escolher o tapete ideal para sua sala? Essa certamente não é uma tarefa fácil, mas deixa o ambiente muito acolhedor. Nós sempre postamos mais dicas no nosso instagram, nos acompanhe por lá também.