Conheça 4 estilos arquitetônicos populares nas cidades do Brasil

Vindos de séculos passados, muitos estilos arquitetônicos estão presentes em prédios emblemáticos

O Brasil tem uma cultura rica e diversa em todas as áreas, e, na arquitetura, não seria diferente. As construções refletem diretamente a riqueza cultural do país, marcada por influências históricas e regionais. Por isso, aqui traremos alguns dos estilos arquitetônicos que se destacam no país pelas suas características técnicas e contextos históricos.

Cada estilo presente na arquitetura, desde o colonial até o contemporâneo, permite um olhar sobre as influências e tendências que moldaram o ambiente construído no Brasil. Então, saber mais sobre esses estilos, além de enriquecer nosso conhecimento sobre a arquitetura, também ajuda a nos conectar com a história e identidade nacional.

Estilo colonial

O estilo colonial na arquitetura brasileira tem origem na época da colonização portuguesa, entre os séculos 16 e 18. As construções certamente se destacavam pela adaptação ao clima tropical e refletem a influência do renascentismo europeu. Madeira e pedra predominam, com detalhes como arcos, colunas toscanas e beirais largos, características que se encontram em cidades como Ouro Preto e Salvador.

Estilo neoclássico

A arquitetura começou a incorporar o estilo neoclássico no final do século 18 e início do século 19, como uma reação ao barroco. Esse estilo se caracteriza pelo uso de mármore e pedra, colunas coríntias ou jônicas, pilastras e amplos espaços internos. Então, esses pontos podem ser encontrados em grandes edifícios de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Estilo modernista

O estilo modernista, diretamente influenciado pelo movimento moderno europeu, surgiu no início do século 20. Algumas figuras brasileiras como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa foram pioneiros nesse estilo, assim podemos ver a influência principalmente em Brasília e em edifícios de São Paulo e Rio de Janeiro. Podemos destacar como características o uso de concreto armado, vidro e aço, além da ausência de ornamentação.

Foto de Filipe Coelho

Estilo eclético

Na linha do tempo, o ecletismo teve força no final do século 19 e início do século 20, refletindo o desejo de exuberância e inovação. Os materiais usados são diversos, indo de encontro ao gosto do proprietário, e pode ir desde tijolos até mármore, além da mistura de diferentes elementos. É possível encontrar essas características na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Em todos esses estilos usados no Brasil, é importante buscar um profissional formado em uma faculdade de arquitetura e que tenha o conhecimento necessário para realizar o trabalho. Hoje, existem profissionais especializados que fazem projetos de acordo com o estilo pedido pelo cliente.

Para os profissionais, ter esse conhecimento também é muito importante, pois os estilos arquitetônicos no Brasil são muito promissores, com sempre mais inovações. O ideal é estar sempre atento ao que está em alta e seguir acompanhando as tendências.