bedroom-1807837_1280

Foto

Muitos sonham com os quartos de capa de revista, mas não fazem muito pelo seu próprio. Seja por estarem sempre saindo correndo para o trabalho, terem preguiça de guardar corretamente a roupa de cama (especialmente por não fazerem ideia de como dobrar lençol de elástico), acharem que não tem orçamento para um enxoval de boa qualidade ou imaginarem que só arquitetos ou decoradores profissionais conseguem fazer aquelas combinações lindas como nas casas dos famosos.

No entanto, um pouco de dedicação e atenção já são suficientes para mudar a cara de um quarto, transformá-lo em um lugar mais prazeroso de passar o tempo e até melhorar suas noites de sono e ânimo – pois já sabemos, bagunça e desarrumação na casa trazem os mesmos impactos para a nossa vida pessoal. Então comece agora a cuidar melhor do seu cantinho. Não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas para não ter erro!

Tipos e materiais

pexels-photo-164595

Foto

A escolha do material é muito importante pois ela irá influenciar não apenas na durabilidade das peças, mas diretamente na qualidade do seu sono, pois a textura pode agradar ou não o toque e, dependendo da temperatura, a escolha errada do tecido pode trazer incômodos na hora de dormir, lhe deixando muito quente ou com frio!

Por isso, o primeiro passo na hora de comprar sua roupa de cama é escolher tipos variados de jogos. Para quem está fazendo o primeiro enxoval, o ideal é começar com três: um com lençóis mais finos, com menos fios e tramas mais abertas para o verão; outro mais grosso e pesado, talvez até flanelado, para o inverno; e um jogo de qualidade superior. Um de melhor padrão significa tecidos com mais fios, de 300 a 400 (quantidade relativa por polegada quadrada, os mais comuns devem ter 180 pelas normas), com toque macio e sedoso, que irão proporcionar conforto e elegância.

Peças 100% algodão são ideais para isso, considere investir um pouquinho mais em um algodão egípcio, que naturalmente possui fibras mais longas e finas, gerando uma trama mais uniforme, com maior maciez e resistência, já que os fios se encontram mais entrelaçados. Outros tecidos como o jérsei, poliéster e viscose também são indicados. Só não se esqueça de comprar as peças do tamanho adequado para a medida de sua cama.

Design e cores

beach-house-interior-1505461_1280

Foto

Com os tipos de jogos de cama em mente, o legal agora é pensar no design e na combinação de cores. Se o seu quarto for composto por tons neutros e claros, terá mais liberdade para ousar na diversidade de coloração e estampas dos lençóis, colchas e edredons. Já se tiver muitas cores nas paredes e decoração, o ideal é balancear a roupa de cama de acordo, selecionando tons mais neutros e dando alguns toques coloridos apenas – seja com a capa dos travesseiros, almofadas, ou uma mantinha dobrada ao pé da cama – que estejam em sintonia com o restante da decoração.

Não precisa usar necessariamente as mesmas cores, mas sim tons que se complementam, por exemplo combinar um laranja mais claro com cinza. Foque em variações das mesmas cores, para não ficar muita informação ao olhar! Alguns aconselham se evitar roupa de cama escura, mas dependendo da pintura, elas podem gerar um contraste legal sem sobrecarregar. Na dúvida, prefira peças brancas e lisas, que podem ser realçadas com uma colcha colorida. Outra cor que fornece suavidade é o bege, já o cinza também pode ser considerado uma cor “neutra”, que vai com tudo.

untitled

Foto

Na hora de definir os padrões de cores, escolha entre tons quentes, mais convidativos, como o vermelho, amarelo, marrom e até rosa; ou frios, azul, verde e cinza, que ajudam a acalmar e relaxar. Se for pelas estampas fique atento para o estilo do quarto e ao seu próprio, no senso comum, os florais são preferidos pelas mulheres, por deixarem o quarto mais feminino e delicado, e os desenhos mais geométricos ficam melhor nos quartos masculinos. Mas isso não é regra, sendo que esse tipo de estampado e o uso de linhas fornece um visual mais moderno e jovial.

Se tiver painéis de madeira escura no quarto, pense em tons relacionados para iluminar o ambiente, preferindo uma alternância entre cores mais claras e vivas, como o laranja ou o verde. Já para as madeiras com tons mais amarelados e mais claras, prefira cores que tragam contraste e não “desapareçam”, como um marrom, vermelho ou azul.

pexels-photo-90319

Foto

Cuidados 

Não adianta nada gastar com uma roupa de cama bonita e de qualidade e não a tratar de acordo, estragando o tecido na primeira lavagem pois não leu as instruções da etiqueta. Alguns materiais não podem ser secados na máquina por exemplo, somente no varal e à sombra. Até coisas como dobrar lençol de elástico corretamente e guardar a roupa de cama em local apropriado podem fazer diferença e influenciam na sua conservação.

Esses cuidados são essenciais inclusive para a sua saúde, já que você passa um bom tempo sobre e entre seus lençóis e com o rosto encostado no travesseiro, se as peças não estiverem bem limpas, podem disseminar doenças e acarretar em alergias, devido ao acúmulo de ácaros e mofo. Portanto deixa-as sempre limpinhas e ventiladas.

Evite sentar com a roupa que veio da rua ou colocar o pé com sapatos em cima da cama, esse local deve ser reservado para o sono. Também não deixe a toalha molhada jogada em cima da cama, o que gera umidade e propicia o aparecimento de fungos. Outra dica interessante: se atente para não dormir com maquiagem ou outros produtos, como cremes oleosos, que podem deixar manchas nos lençóis, as quais dificilmente vão sair depois.

untitled2

Foto

Troque a roupa de cama uma vez por semana e aproveite para deixar o colchão ventilando ou até um pouco ao sol, para respirar e evitar o acúmulo de microrganismos. Você pode utilizar capas de colchão e travesseiro, especialmente se tiver alguma alergia respiratória, além disso, dispense os travesseiros quando estiverem muito gastos e deformados.

Como lavar, secar passar e organizar

Ao lavar suas peças, utilize água morna ou fria, pois altas temperatura podem danificar e encolher os tecidos, e utilize um sabão mais neutro e com perfumes suaves: os muito fortes também podem atacar sua alergia. Para evitar o aparecimento daquelas irritantes bolinhas, que fazem parecer que está dormindo sobre areia, evite lavar as colchas e lençóis com outras peças de roupa e não misture materiais diferentes, nem peças com zíper, velcros e botões.

Como já falamos, evite utilizar a secadora de roupas e também dispense o ferro para as colchas e edredons. Assim que retirar as peças do varal – cuidado para não deixar que fiquem muito secas e esturricadas, o que dificulta depois na hora de passar – e dobre-as logo para evitar que amassem excessivamente, mesmo que coisas como dobrar lençol de elástico pareçam complicadas a princípio.

untitled3

Foto

Para deixar tudo guardado bonitinho ao invés de formar pilhas sem equilíbrio, os lençóis e fronhas devem estar bem lisinhos e o ferro ajuda com isso: comece pelas pontas e depois vá dobrando ao meio e passando cada lado. Mantenha toda a roupa de cama armazenada junta, o importante é estarem bem organizadinhas, mantendo os conjuntos e com fácil acesso.

Por último, sempre depois que se levantar não arrume a cama imediatamente, deixe ela esfriar e arejar um pouco antes de fazer a cama completa: lençóis, fronhas, colcha, almofadas e eventualmente uma manta ou uma saia. Assim será bem mais gostoso quando chegar cansado do trabalho encontrar um quarto arrumadinho, uma cama aconchegante e uma casa com mais harmonia!

*Este post foi feito em parceria com OMO | Não é publi!

avatar-03

Instagram ♥ Pinterest ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube ♥ Bloglovin ♥ Snapchat: casadasamigas

♥ Nosso escritório: CDA projetos ♥ Nossa lojinha:  Casa das Amigas {decoração & papelaria}