Uma iluminação adequada faz toda a diferença na sua decoração, e interfere totalmente na sua percepção sobre o espaço, por isso é importante que o seu projeto de iluminação contemple todas as suas necessidades, e esteja de acordo com o seu ambiente. Já falamos aqui de pendentes, lustres, luminárias de piso e de mesa, e hoje vamos dar continuidade à nossa série de tipos de luminárias falando sobre spots e plafons!

Muitos imóveis, como casas e apartamentos, possuem apenas um ponto central no ambiente, como na sala de estar, de jantar, quarto, banheiro… Então esse ponto é o responsável por iluminar adequadamente todo o seu ambiente, sendo uma luz geral, e para isso, uma das luminárias mais utilizadas é o Plafon.

Foto: Cliente CDA Projetos

Eles podem ser de sobrepor (usado geralmente quando não tem forro de gesso no ambiente, sendo instalado diretamente na laje) ou ainda embutidos, quando tem algum forro de gesso, por exemplo. Os modelos são muito variados, e os mais utilizados hoje são os plafons de LED (placa de LED), tanto para cozinhas, banheiros, escritórios, etc, variando a intensidade e tonalidade da luz. No escri da Cami, para a iluminação geral, ela optou por colocar os plafons de LED embutidos no forro de gesso; já no banheiro, como não tinha gesso, usou-se o plafon de sobrepor.

Já os spots,  são itens que criam uma iluminação direcionada, dando destaque a itens decorativos, como quadros, ou a uma parede com revestimento diferenciado. O primeiro spot que vamos destacar, é o de embutir, utilizado quando existe um forro no teto e também em móveis, e pode ser combinado com outras luminárias para criar um efeito no ambiente, deixando-o mais aconchegante. Para quem deseja ter um destaque também no teto, pode utilizar o spot de sobrepor, direcionando a luz para os objetos, ou até mesmo auxiliando na iluminação de uma mesa de trabalho.

Fotos: Casa das Amigas

Pra finalizar, o spot de trilho está sendo cada vez mais utilizado quando temos apenas um ponto central, e queremos ter mais do que um foco de luz. Assim você consegue colocar várias lâmpadas, iluminando melhor o seu ambiente, e também sendo possível destacar vários objetos de uma só vez. Além disso, o seu uso tem crescido também pelo seu aspecto mais industrial, estilo de decoração que está super em alta! Logo vamos trazer mais conteúdo de luminárias, continuem acompanhando!

Foto: Rodrigo Pequeno