Já compartilhamos por aqui várias ideias de decoração pro seu home office… Não importa se ele é integrado com a sua sala, ou se tem um cômodo inteirinho pra chamar de seu. Esses dias perguntamos no instagram quem trabalhava em casa, e se tinham dúvidas sobre o que funciona, então hoje o post não é sobre decoração do espaço, mas vou contar um pouco sobre a minha experiência com home office!

1. Tenha um local adequado

Essa dica é fundamental se você quer ter sucesso e se adaptar nessa rotina. Ter um espaço dedicado para ser seu local de trabalho é essencial, mesmo que for apenas uma mesa e uma cadeira, confortáveis e ergonômicos.

Então crie um espaço que atenda as suas necessidades! Por exemplo, se você tem e usa muitos papéis, tem que ter um gaveteiro ou um local para guardar esses itens. Eu optei por ter a mesa, sem gavetas. Então uso organizadores para colocar as canetas, agenda, pendrive e outros materiais pequenos do dia a dia. Além disso, uso muito o computador, então ele tem que estar em uma altura adequada para a visão, além de ter uma cadeira confortável com regulagem de altura.

Manter esse espaço organizado também é importante! Assim você não perde tempo pra achar onde anotou aquele contato importante, ou alguma alteração que o seu cliente pediu.

2. Iluminação e instalações elétricas

Todos os itens que vou citar estão interligados… Mas não podemos esquecer que uma boa iluminação é primordial para trabalhar. Ela pode inclusive influenciar na sua produtividade. Se possível, tenha o maior aproveitamento de luz natural perto da sua mesa, sem criar ofuscamento e sem criar sombras (por ex: se você é destro, evite ter o foco de luz do lado direito), além de que janelas e portas abertas ajudam na ventilação do espaço.

Não podemos esquecer da iluminação artificial! Ela deve ser instalada de forma a criar uma uniformidade em todo o ambiente, de forma difusa, sem gerar brilho excessivo, e isso pode ser feito usando lâmpadas de LED na tonalidade branca.  Se não tiver pontos suficientes para todo o ambiente, a iluminação pode ser complementada com luminárias de mesa direcionáveis.

Outro ponto que devemos destacar, é observar se você tem no espaço destinado ao home office, tomadas, pontos de internet, ou se o wifi pega bem no local, assim você não precisa ficar puxando fios e deixando o ambiente esteticamente poluído.

3. Defina uma rotina no seu home office

Aqui é preciso que você saiba o que funciona pra você! Enfim, qual horário você é mais produtivo, pra poder se organizar e definir sua rotina. Por exemplo: eu não sou uma pessoa que trabalha bem nas manhãs, então eu tiro esse tempo pra organizar as coisas da casa, colocar tudo em ordem, planejar o meu dia, e responder alguns e-mails.

Então, como sou mais produtiva a tarde e a noite, me planejo pra fazer projetos, escrever pro blog, e demais atividades que demandem mais atenção nesses períodos. Tendo isso definido, fica mais fácil você planejar suas atividades de acordo com o que você precisa fazer naquele dia, não perder prazos e cumprir suas metas.

E como faz pra fugir das distrações que temos em casa? A palavra chave para isso é: foco. Mantenha-se dentro das suas tarefas planejadas, tire o pijama, coloque uma roupa de trabalho, não sente no sofá depois do almoço e organize sua agenda… hahahaha

Parece bobo, mas pra mim isso funciona muito bem. E certamente pode também colocar na sua programação aquela pausa pro café, pra regar as plantas, e apreciar o pôr do sol, se isso te faz bem, por que não?

E aí, quem trabalha em casa, como é a sua rotina? E quem não trabalha ainda, mas quer adotar essa prática, o que achou das dicas? Contem pra gente, vamos adorar conhecer um pouco mais do dia a dia de vocês!

Beijos, Lola!