Se antes as pessoas moravam em grandes casas, tinham espaços de sobra para receber os amigos, descansar no quintal, hoje já vemos uma mudança nesse cenário… As casas e apartamentos estão com seus tamanhos um tanto quanto reduzidos. Mas nem por isso precisam deixar de ser charmosos e aconchegantes, não é mesmo? Então hoje vamos mostrar 6 dicas para salas pequenas.

Só quem tem uma sala, digamos, desprovida de espaço, sabe como é difícil decorar e achar móveis que fiquem legais. Ainda mais quando as inspirações que vemos por aí são só para salas enormes. Para ajudar quem também está nessa situação, separamos algumas dicas muito bacanas para vocês se inspirarem. Assim, podem deixar a casa mais funcional, organizada e pronta para receber os amigos! E certamente e também poder aproveitar um cantinho para relaxar!

Vamos conferir as 6 dicas para salas pequenas?

db33eb73f388ad496baf15a62e983cd1

1. Espaços integrados: Se possível, integre os espaços da sua casa ou seu apartamento, como sala, cozinha, escritório… Esse pequeno “truque” ajuda a ampliar o ambiente, e também é possível aproveitar melhor seu espaço, com uso inclusive de móveis no lugar das paredes.

ape-01

2. Cores: Use e abuse de cores claras, pois elas ajudam a dar sensação de amplitude ao seu espaço, já que propagam a luz no seu ambiente. Mas nem por isso precisa deixar a sala toda branca: pode apostar em uma parede colorida, um papel de parede, ou até mesmo em quadros. Além disso, usar objetos coloridos pontuais, como uma poltrona, uma almofada, um tapete, um objeto decorativo, dão mais vida ao seu espaço.

a8e49f25ea2b7711cff3143d284b4cf4

3. Espelhos: tem que ter em um espaço reduzido! Eles ampliam o ambiente, ajudam a trazer mais iluminação e também conferem charme ao espaço. Só é preciso ter cuidado no local de sua inserção, observando sempre o que será refletido: não é legal mostrar no seu reflexo a tv, ou até mesmo uma baguncinha.

e86241fb66fd0bb491a7f2cb3f102c01

4. Móveis: Se possível, opte por uma marcenaria planejada. Ela ajuda a aproveitar melhor o espaço do seu imóvel. Na hora de escolher os móveis, fique atento a alguns detalhes. Por exemplo, para o sofá: meça o lugar onde pretende colocá-lo, e compre o modelo já com essa medida, senão você corre o risco dele não caber na sua sala (ou diminuir ainda mais os espaços em torno dele)! Evite estantes carregadas, pois elas vão fazer seu ambiente parecer ainda menor.

5. Iluminação: Outro item fundamental, é o uso da iluminação adequada para o seu ambiente. Uma iluminação indireta, com tons quentes (lâmpadas amareladas), deixa o ambiente mais aconchegante, e inclusive dá uma sensação de relaxamento ao chegar em casa. Uma luminária de piso no canto da sala, serve para auxiliar na leitura naqueles momentos de maior tranquilidade.

87829fdf758ab49cec6182c801356d4d

6. Plantas: Use plantas! Se não der para colocar um vaso grande, use pequenos vasinhos na decoração e também nos arranjos de mesa.

E aí, o que acharam das dicas?

Acredite, o espaço sempre será suficiente para aquilo que você precisa, basta seguir essas dicas que demos, que seu ambiente se tornará bem maior do que aparenta ser. Morar em uma casa ou apartamento pequenos, não significa viver apertado, mas sim saber aproveitar o espaço que você tem!

Imagens: via Pinterest

avatar-03

Instagram ♥ Pinterest ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube ♥ Bloglovin ♥ Snapchat: @casadasamigas