Arquitetura tropical brasileira: estilo que une natureza e conforto
Elementos naturais, boa iluminação e cores alegres; saiba como transmitir brasilidade através da arquitetura e decoração
Focada em elementos que remetem à natureza, a arquitetura tropical brasileira combina funcionalidade, materiais naturais e sustentabilidade. Com um estilo que transmite alegria e conforto, incorpora elementos que se adaptam aos diversos climas brasileiros.
Embora essa proposta remeta ao clima litorâneo, é possível aplicar a decoração tropical também em residências urbanas. Para isso, é essencial respeitar as principais características do estilo, como a utilização de elementos naturais, aproveitamento da luz natural e tons quentes e terrosos na decoração.
Estampas que simbolizam a natureza tropical
As estampas são um dos elementos de destaque na arquitetura tropical. Incluir objetos decorativos e revestimentos que contenham a vegetação permite que a residência transmita brasilidade. Além disso, utilizar os elementos tropicais em estampas permite que mesmo moradias em centros urbanos transmitam o contato com a natureza.
As padronagens naturais podem estar em diferentes objetos e revestimentos, como papéis de parede, almofadas, quadros, estofados e roupas de cama. Para transmitir o toque natural e tropical, a dica é utilizar estampas com vegetação e frutas típicas desse clima, como coqueiros, palmeiras, costela-de-adão, abacaxis e bananas.
Crédito: piovesempre/iStock
Luz natural e boa ventilação
Outro aspecto característico da arquitetura tropical é a possibilidade de entrada de luz natural em abundância nos ambientes. Janelas grandes e varandas em vidro fazem parte do estilo. Entretanto, caso não seja possível reformar, é possível aproveitar as janelas atuais, permitindo a entrada de luz durante o dia e evitando bloqueio através de cortinas e móveis.
Além disso, a ventilação é um aspecto importante para o estilo. Como segue o clima tropical, a residência deve ser bem ventilada para refrescar durante os dias quentes. Por isso, mantenha os ambientes menos fechados, com portas grandes e poucas divisórias.
Valorização da arte e do artesanato brasileiro
Para criar um ambiente tipicamente brasileiro, inclua objetos criados por artistas nacionais na decoração. Essa opção, além de transmitir brasilidade e estilo, colabora com a valorização dos artistas do país. Os objetos podem ser tanto decorativos, como peças em macramê e bordados manuais, quanto funcionais, como cadeiras, redes para descanso, luminárias e filtros de barro.
Utilização de elementos naturais
Os elementos naturais na decoração e arquitetura são fundamentais para levar o estilo até a residência. Dedique atenção ao paisagismo e inclua materiais como pedras, folhas, argila, madeira e bambus em objetos e revestimentos internos para incorporar a arquitetura tropical brasileira.
A sustentabilidade é um dos aspectos centrais desse estilo. Por isso, para incluir a proposta dentro da residência, é preciso buscar materiais que sigam essa linha. É aconselhável investir em opções que utilizem madeira de reflorestamento ou um piso que imita madeira, que, além de sustentável, permitirá mais praticidade aos moradores.
Cores quentes e aconchegantes
Por fim, é essencial considerar as cores que serão utilizadas no projeto da residência. Incluir tons terrosos e cores quentes permite que o ambiente se torne alegre e aconchegante. Opções como amarelo, bege, vermelho, laranja, marrom e terracota são escolhas que podem ser aplicadas tanto nos revestimentos das paredes quanto em objetos. Além disso, para transmitir ainda mais a sensação tropical ao local, uma alternativa é aplicar o tom verde floresta ao ambiente, proporcionando maior sensação de contato com a natureza.