Um guia para os pais de primeira viagem sobre os principais cuidados ao preparar a casa para o bebê.

Um momento marcante na história de qualquer casal que planeja aumentar a família, a chegada do primogênito transforma a vida dos futuros pais para sempre. O dia a dia muda de forma a se adaptar da melhor forma possível para as necessidades do bebê recém-nascido. Mas o foco de grande parte da sua atenção por muito tempo também causará uma grande e positiva revolução em sua casa. 

1. Organize a vida financeira

Ninguém está preparado para ser pai ou mãe de primeira viagem simplesmente porque nunca teve essa experiência antes. Mas existem algumas medidas que você pode tomar para facilitar a sua jornada. 

Um passo tão importante precisa ser encarado com realismo e conversado com os dois pés no chão. Estabeleça o momento ideal para a chegada do bebê (um, dois, cinco anos?). Decida se é o momento de vender o seu imóvel para investir em um com mais espaço para o bebê e aprenda a organizar sua vida financeira de forma a acolher a decisão sem prejudicar sua relação.

2. Cuidados com a saúde

Médicos e hospitais representam uma das maiores preocupações para os pais que esperam o primeiro filho. Verifique a cobertura do seu plano de saúde. Então, prepare-se para despesas com a qualidade do seu atendimento. Pode ser uma obstetra indicada pela amiga que só atende a consultas particulares. Investir um pouco mais na sua saúde e na do bebê é fundamental para uma gestação tranquila e sem sustos!

Além dos cuidados com profissionais de saúde e pesquisa dos melhores hospitais, atente-se diariamente à sua saúde e construa bons hábitos como se alimentar de maneira adequada e ter o sono sempre em dia.

3. O quarto do bebê

Dentro do seu orçamento é preciso reservar um bom espaço para o enxoval e a preparação do quarto da criança. Roupas, acessórios e produtos de higiene juntam-se a outros objetos utilitários. Temos então, o cadeirão para o veículo, carrinho de passeio, berço e móveis essenciais para os primeiros anos de vida do bebê. 

Para encaixar os valores desses itens nas despesas familiares, os casais costumam abrir mão de jantares em restaurantes e compras supérfluas. Assim, acabam concentrando essas economias em itens importantes durante os períodos de gravidez e amamentação.

4. De olho na educação

Quando é inviável a permanência da criança com uma babá ou parente durante o dia, a alternativa é matricular o bebê em uma creche ou escolinha. Nessa fase da vida, os bebês a partir de 6 meses podem receber acompanhamento profissional em ambientes lúdicos preparados para o desenvolvimento motor e psicológico.

É importante começar cedo a pesquisa por uma instituição que seja perfeita para suas necessidades. Procure creches e escolinhas de fácil acesso e com infraestrutura completa. Algumas oferecem o serviço de monitoramento por câmera com acesso pelo smartphone. Dessa forma, é possível que você possa acompanhar o seu filho a hora que quiser!

A chegada do primogênito é um motivo de grande alegria para toda família que busca compra. Então, organize-se, escolha o momento ideal, curta cada passo dessa fase e prepare-se para o desafio mais gostoso da sua vida!