Retrofit: revolução nas moradias da cidade

Você já ouviu falar no termo retrofit? Tendência na arquitetura, essa é uma solução para aproveitar e ressignificar espaços na cidade.

Ao andar na sua cidade, provavelmente você já se deparou com casarões e prédios de outras décadas, abandonados e se deteriorando por falta de cuidado. Algumas fachadas tão lindas que dá até dó de ver. 

Talvez você já tenha imaginado o que poderia ser feito desses lugares se eles fossem revitalizados. Os profissionais que trabalham com retrofit focam exatamente nisso: cuidar, preservar, restaurar e ressignificar. Ficou interessado? Então, saiba mais sobre essa tendência aqui.

O que é retrofit?

O retrofit surgiu como uma grande tendência na Europa e nos Estados Unidos, sendo uma forma de reutilizar e restaurar construções antigas nas cidades. Como as legislações locais não permitiam que esses prédios fossem demolidos, os profissionais do mercado imobiliário começaram a trabalhar em ideias para reconstruir as propriedades.

Na Europa, por exemplo, praticamente 50% dos projetos arquitetônicos atualmente são de retrofit. Os espaços ganham novas funções: viram moradias, abrigam museus, galerias de arte, escritórios e outros — e no Brasil essa modalidade tem crescido muito também. 

São espaços até então descuidados, que são completamente renovados, mas respeitando as características históricas de cada construção. Ou seja, as regiões ainda ganham muito, com fachadas charmosas totalmente restauradas, e a área interna é repensada para atender as necessidades atuais, mas sem descaracterizar seus aspectos principais. 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um exemplo de edifício que foi reconstruído através do retrofit. Abrigada em um edifício do final do século XIX, o local ficou algum tempo abandonado, mas a reforma com retrofit fez toda a diferença. 

Para adequá-lo às normas atuais e garantir a segurança, a rede elétrica foi trocada e o telhado foi removido e reinstalado por um de vidro, que ajuda na iluminação. Além disso, foram colocadas rampas e elevadores para auxiliar na acessibilidade, o piso e as estruturas também foram reforçados. 

Outros exemplos de reforma seguindo o sistema retrofit são o Estádio do Maracanã, o Farol Santander e o Hotel Fasano. O resultado é incrível, de encher os olhos de tanta beleza e cuidado com os detalhes.

Então, quer dizer que toda renovação de prédio é retrofit? Não, existe uma diferença entre essa técnica e a reabilitação. 

O retrofit adequa a construção a todas as necessidades da legislação atual, mas preservando suas características, enquanto que na reabilitação são feitas alterações na sua estrutura original. Manter a memória do espaço é um dos focos do retrofit. 

Para isso, são utilizadas tecnologias avançadas como o BIM 4D, que funciona como uma biblioteca que armazena todas as especificidades e detalhes necessários dentro de um projeto, e o 4D aumenta ainda mais a precisão desse sistema.

Outra ferramenta utilizada são os renders ultrarrealistas, em que os arquitetos conseguem também mostrar o projeto de como o local ficará após sua revitalização de forma bem aproximada com o resultado final.

Os benefícios do retrofit para a cidade

O retrofit é uma forma de modernização e releitura de espaços na cidade que antes eram abandonados e que podem ser aproveitados para movimentar a economia. 

Nas grandes cidades, como São Paulo, o que não falta é oportunidade de aplicar o retrofit! São inúmeras construções abandonadas — algumas bastante importantes na história —  que podem ser modernizadas para atrair mais turistas ou para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, como na disponibilização de novos pontos residenciais e reformas de pontos culturais, como foi com a Pinacoteca. 

Empresas do setor imobiliário que investem em tecnologias sustentáveis estão cada vez mais participativas em projetos retrofit. A Yuca é uma dessas empresas que tem investido bastante em projetos retrofit pensando em contribuir para a evolução da cidade e ainda realizar o sonho de quem quer morar na metrópole. Eles possuem vários projetos legais, vale a pena conhecer!