Sempre falamos que a iluminação faz toda diferença no seu ambiente, podendo destacar algum objeto, quadro ou textura, assim como te auxiliar iluminando corretamente a mesa de trabalho, ou até a mesa de jantar… Esses dias já falamos pra vocês aqui no blog sobre dois tipos de luminárias,  pendentes e lustres, e hoje vamos trazer mais conteúdo sobre as luminárias de piso e de mesa.

Foto: Casa das Amigas

Pra trazer aconchego pro seu ambiente, não apenas o tipo de lâmpada é importante, mas a luminária também pode ajudar nesse quesito, como por exemplo, criando um cantinho de leitura com uma poltrona confortável e uma luminária de piso (ou de coluna), sendo não apenas um objeto decorativo, mas também funcional para o seu dia a dia, ou até mesmo pra criar uma iluminação indireta em um quarto de bebê. Usamos muito em nossos projetos, olha só que legal:

Claro que essa luminária vai muito além, e serve em diversos ambientes, como quartos, salas, varandas, hall… Tudo depende da sua necessidade, já que ela também pode completar a sua decoração, apenas observe se ela combina esteticamente e principalmente, se ela cabe no seu espaço, pra não atrapalhar na circulação das pessoas no seu ambiente.

Outra luminária, a de mesa, também tem essas funções já citadas anteriormente, criando espaços agradáveis, mas ela precisa de um local de apoio para ficar na altura adequada… Seja um criado mudo, uma mesinha lateral, ou até um banco, então o tamanho do seu espaço disponível para colocá-lo também vai influenciar no modelo escolhido – seja ele maior ou mais compacto. Aqui no escritório da Cami, a luminária ajuda a iluminar e decorar o estar, ficou incrível, e pra não ocupar muito espaço na mesa lateral, optou por um modelo de base compacta!

Foto: Rodrigo Pequeno

Muito utilizada em quartos, para deixar a luz reduzida na hora de dormir, servindo de apoio e evitando ofuscamento, como nos nossos quartos (sim, temos luminárias de mesa iguais! hahaha), e também em escritórios, para trazer uma luz mais adequada para o seu trabalho ou estudo… Mas convenhamos que na sala de estar também traz charme e pode servir de luz auxiliar na hora de assistir um filme e criar um clima mais aconchegante, concordam? Ah, ainda vale lembrar que o famoso abajur é um tipo de luminária, mas ele é bem definido com uma haste de sustentação e uma cúpula (de tecido, de vidro, metal…), e as luminárias de mesa em geral, tem modelos variados, ok?

E ai, gostaram das dicas de hoje? Logo teremos outros tipos de luminária por aqui, fiquem de olho! Beijos!