Esses dias postamos uma casa na árvore, lembram?! E que criança nunca sonhou em ter uma casa na árvore…Agora imaginem estudar em uma?! Isso mesmo, um ambiente todo voltado para educação e recreação dos pequenos, de uma escola em NY. A sala, chamada de Play perch, da escola Jowonio de educação pré-escolar para alunos especiaisatende crianças de 3 a 6 anos, com a ideia de que estes alunos devem ser educados em um ambiente inclusivo, em que o objetivo é proporcionar um ambiente onde todos eles possam participar do máximo de atividades possíveis.

Um talude repleto de árvores atrás da escola permite tratar “o transtorno de déficit de natureza”, em que crianças que tem acesso restrito à natureza sofrem um impacto negativo tanto para o comportamento, quanto na saúde. Desta forma, o projeto da escola faz uso da natureza, fazendo com que as aulas sejam sempre uma aventura.

A pré escola fez uma parceria com a Syracuse University AIAS para projetar uma sala ao livre acessível por uma trilha da natureza. O resultado foi uma plataforma em meio as árvores, apoiada por seis pares de pilares em V, que são conectados à uma estrutura metálica com peças personalizadas. O projeto conta com iluminação e ventilação natural, a cobertura é feita em painéis de policarbonato com estrutura de aço e as calhas são feitas de forma que as crianças possam ver a água correndo e caindo no solo. Na parte interna há um piso de ladrilho azul próprio pra o uso de playground, onde ficam duas peças de mobiliários híbridos, a “lagarta” e a “lesma”; o interior vibrante e colorido contrasta com o exterior em tons sutis da natureza.

Um espaço pensado para atender as necessidades físicas e pedagógicas de crianças, um verdadeiro exemplo de como a arquitetura não é só estética, não é mesmo? Adoramos esse projeto! Sorte das crianças que podem passar seus dias dentro dele!!

Beijinhos, Ana, Cami e Lola

play perch-01 play perch-02 play perch-03 play perch-04Imagens: via Archdaily