Já tem um tempo que queria comer um empadão com gostinho de infância, sabe? Confesso que não sou a mais habilidosa na cozinha, e tinha medo de fazer e ficar seco e sem graça. Mas resolvi arriscar, e deu certo!
Compartilhei a foto nos nossos stories e foi unanimidade: todo mundo queria a receita de empadão de frango. Então vou compartilhar aqui com vocês!

Quem também ama empadão de frango?

Ingredientes:
Massa
340g de farinha de trigo
170g de manteiga gelada (cortada em pedaços)
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de água gelada (aprox.)

Recheio:
500 g de frango desfiado
1/2 pote de requeijão cremoso
2 tomates (sem sementes)
1/2 cebola
1 dente de alho amassado
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
Ervilhas e azeitona a gosto
(Se quiser, pode adicionar colorau para dar uma corzinha)

1 gema para pincelar o empadão

Modo de fazer:
Massa
Misture a farinha de trigo com o sal e peneire em uma tigela grande. Em seguida, coloque a manteiga e esfregue com as mãos até formar uma farofa grossa e úmida. Então, adicione água aos poucos e misture a massa com as mãos, até ela ficar homogênea e lisa. (Obs: evite trabalhar muito a massa com as mãos, para não desandar).

Depois, forme uma bola com a massa, cubra com plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Abra a massa (eu usei rolo de massa) e forre o fundo de uma forma, e separe um pouco da massa para fechar o empadão. Eu não untei a forma, e a massa não grudou. Coloque o recheio de sua preferência (eu fiz com frango desfiado) e feche o empadão com o restante da massa. Pincele a gema batida e leve ao forno pré-aquecido, 180ºC, por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Recheio
Refogue a cebola e alho picado, com um fio de azeite. Acrescente o frango desfiado, o tomate, e os temperos. Quando o frango estiver no ponto, acrescente o requeijão para dar mais cremosidade. Eu acrescentei também ervilhas e azeitonas picadas. Reserve.

Dica para o empadão de frango:

Como o recheio precisa estar frio (temperatura ambiente) para ser usado, então eu fiz primeiro essa etapa, e posteriormente, a massa. Para o recheio, você pode usar outros recheios também, como palmito, ricota com espinafre, carne moída… Ah, embora essa massa fique mais quebradiça, como resultado, temos um empadão muito saboroso.

Então, quem se animou a fazer também? Mandem foto pra gente, pode ser no direct do nosso instagram. Certamente vamos adorar saber o que vocês acharam dessa receita de empadão de frango deliciosa.