Pensando em adquirir um imóvel próprio? Confira as dicas que separamos para você

É comum ter algumas dúvidas na hora de realizar o sonho da casa própria. Além de ser um investimento bastante alto, há algumas variáveis que devem ser levadas em conta antes de assinar o contrato. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher um imóvel para comprar:

1. Faça visitas em horários diferentes

É interessante que você visite aqueles imóveis que mais gostou em horários diferentes, especialmente durante a noite e fins de semanas. Com essa avaliação, você consegue determinar a posição do sol na propriedade, assim como analisar como é o barulho da região nas horas mais calmas e nas mais agitadas.

 

Foto via: Duda Senna

2. Tire fotos ou filme o imóvel

São várias visitas em casas e apartamentos até encontrar aquelas que mais combinam com o seu perfil, não é mesmo? Depois de um tempo, as recordações sobre cada um desses imóveis podem ficar um pouco embaralhadas. Por isso, tire fotos ou filme todos os ambientes da propriedade e depois separe essas imagens por pastas no seu dispositivo. Assim, fica mais fácil comparar e estudar com mais calma tudo aquilo que visitou.

3. Decida por novo ou usado

Escolher entre um imóvel novo ou usado pode economizar bastante tempo, afinal o seu perfil de compra fica mais restrito. Mas antes de fazer essa decisão é fundamental que você conheça os prós e contras dessas duas opções.

Normalmente, as propriedades novas costumam ser mais seguras, geram menos gastos com manutenção e no caso dos apartamentos, tem um condomínio mais completo e com uma boa área de lazer. Por outro lado, essa versão tende a ser mais compacta e mais cara, além dos gastos extras com o acabamento ou outras reformas que podem ter.

Já os imóveis usados, em geral, contam com áreas maiores e preços mais baixos. Contudo, a chance de custos com manutenção é alta, além dos condomínios serem bem mais simples (menos coisas inclusas) e caro.

4. Estude as características da região

A localização do imóvel é um dos pontos mais importantes na escolha pelo lar dos sonhos. Por isso, estude como é a vizinhança do local, sua infraestrutura, quais serviços são disponíveis aos arredores e se a locomoção é fácil, seja com veículo próprio ou transporte público.

Também é interessante pesquisar o histórico de criminalidade do bairro. Você pode fazer isso procurando por notícias em jornais online ou conversando com moradores e comerciantes da região.

5. Pense no futuro

Comprar um imóvel envolve um alto investimento e uma série de custos extras. Ou seja, a maioria dos brasileiros adquire uma propriedade com a expectativa de morar ali para sempre. Sendo assim, é muito importante que ao pesquisar pelo seu novo lar, você pense em como deseja que seja o seu futuro.

Por exemplo, atualmente você tem um casal de filhos pequenos que dividem o quarto tranquilamente. Mas, será que essa divisão vai funcionar quando eles forem adolescentes? Talvez, o ideal fosse pensar em um imóvel com 3 quartos.

 

Foto via: Assim eu gosto

6. Se for comprar na planta, pesquise sobre a construtora

Ao escolher um apartamento na planta, existem alguns cuidados que precisam ser levados em conta. O principal deles é em relação à reputação da construtora. Você pode pesquisar sobre a empresa na internet, verificar o site do Tribunal de Justiça para ver se existem processos contra ela e visitar algum empreendimento que já tenha sido entregue para checar a experiência dos moradores.

7. Avalie o tamanho e os defeitos

Uma forma de entender se o imóvel atende as suas expectativas é tentar imaginar como você colocaria seus móveis e quais reformas gostaria de fazer.

Se você gostou do resultado da sua imaginação, não deixe de estudar todos os detalhes da propriedade. Procure por possíveis defeitos, como rachaduras, mofo, falhas na hidráulica ou elétrica, vazamentos, umidade e estado das portas e janelas. Os condomínios também devem ser analisados, então observe o estado de conservação das áreas comuns e converse com o zelador ou porteiro para saber qual é a periodicidade de manutenção.

Foto via: Casa Vogue

8. Se for morar em condomínio

Antes de assinar o contrato, converse com o síndico do condomínio e conheça todas as regras para morar no apartamento. Esse bate-papo prévio permite que você saiba se vai se adequar ou não ao local. Por exemplo, alguns condomínios não permitem animais de estimação e você não consegue se imaginar sem o seu bichinho.

9. Escolha a forma de pagamento

Tão importante quanto à escolha do imóvel é a decisão pela forma de pagamento. Quando falamos de investimento imobiliário, as duas principais opções são o financiamento bancário ou o consórcio. Conheça as diferenças entre as modalidades, assim como as suas vantagens:

COMO FUNCIONA

Consórcio de Imóveis: o consórcio funciona como uma poupança, ou seja, a compra é programada. Essa opção funciona melhor para aqueles que não têm urgência em comprar o imóvel.
O investimento é administrado por uma empresa, que reúne um grupo de pessoas com o mesmo objetivo para criar um fundo de poupança. Quando o consorciado é contemplado, ele já pode realizar a compra.

Financiamento Bancário: o financiamento funciona como uma compra parcelada, em que o valor é dividido – e acrescido de juros – em um prazo estabelecido por contrato.

TAXAS COBRADAS

Consórcio: não cobra juros, somente uma taxa de administração. Por isso, normalmente as parcelas nesse investimento são mais acessíveis do que as do financiamento bancário e o Custo Efetivo Total (CET) muito menor.

Financiamento: além dos juros, as instituições trabalham com algumas outras taxas administrativas.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Consórcio: não há cobrança de valor de entrada e nem incidência de taxa de juros; sem burocracia; grande variedade de opções de prazos e créditos; custo efetivo total menor. 

Financiamento: depois da avaliação do crédito, se aprovado, a liberação do valor para a aquisição do bem é imediata.

Escolher um imóvel para comprar pode ser uma tarefa bastante divertida, e com as orientações de hoje, ela se torna simples também. Enquanto pensa na decoração do seu novo lar, continue acompanhando a Casa das Amigas para mais dicas de DIY, design, decor e muito mais. E para saber mais sobre investimentos, planejamento financeiro e mercado imobiliário, venha conferir o site da A7 Consórcios.